Dores no braço podem ser sintomas de ataque cardíaco?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Sim, dores no braço podem ser sintomas de ataque cardíaco, principalmente no braço esquerdo, já que o braço direito raramente é afetado nesses casos. A dor do infarto tem origem no peito e geralmente é intensa e prolongada, podendo irradiar também para as costas, para a mandíbula e para o pescoço.

A pessoa também pode sentir uma sensação de peso ou aperto sobre tórax. Há casos em que a dor pode estar localizada no abdômen, embora seja menos comum.

Dor no braço: sintomas de ataque cardíaco

Além de dores no braço, um ataque cardíaco também pode causar falta de ar, tontura, fraqueza, náuseas, vômitos, transpiração em excesso, palidez, alteração dos batimentos cardíacos e sensação de pânico. A respiração fica irregular e ofegante, enquanto que os batimentos cardíacos ficam acelerados e irregulares.

Se houver suspeita de ataque cardíaco, a vítima deve ser levada imediatamente para um pronto-socorro. Se não for possível, deve-se chamar o serviço de emergência através do número 192. O ataque cardíaco é uma emergência médica e o tratamento precisa ser imediato.

O que é um ataque cardíaco e quais são as causas?

O infarto ou “ataque cardíaco” ocorre devido à obstrução de alguma artéria que irriga o coração, levando à interrupção do fornecimento de sangue e oxigênio ao músculo cardíaco. Como consequência, as células do coração da área afetada morrem.

A maioria dos ataques cardíacos é provocada por coágulos sanguíneos que se desprendem da parede da artéria. A formação desses coágulos está relacionada com o estreitamento e com a rigidez do vaso sanguíneo.

Níveis altos de triglicerídeos e mau colesterol (LDL) estão entre as principais causas da diminuição do calibre da artéria, causando a obstrução da circulação sanguínea e, consequentemente, infarto.

Além do ataque cardíaco, o que mais pode causar dor no braço?

É importante lembrar que uma dor no braço pode ter diversas causas e nem sempre é sinal de infarto. As dores no braço também podem ser sintomas de tendinite (inflamação do tendão), por exemplo.

Uma tendinite no ombro provoca dor que pode irradiar para o braço. Já na epicondilite, popularmente conhecida como "cotovelo de tenista", a dor começa no cotovelo e pode irradiar para o braço ou antebraço.

As dores no braço também pode ter origem muscular, principalmente após grandes esforços, como levantamento de pesos ou exercícios físicos.

Se a dor persistir, consulte o/a médico/a de família ou médico/a clínico geral para receber um diagnóstico e tratamento adequados.