Perguntar
Fechar

Epididimite: Quais os sintomas e como é o tratamento?

A epididimite é uma inflamação do epidídimo, um órgão localizado junto aos testículos e que tem como função ligá-los ao canal que transporta o sêmen. Os principais sinais e sintomas são a dor e o inchaço na região escrotal, normalmente em apenas um dos lados.

A epididimite pode causar ainda febre alta, dor ao urinar, dor ao ejacular e o paciente pode notar ainda a presença de corrimento amarelado na uretra, sangue no esperma, "ínguas" na virilha e nódulos no testículo.

As principais causas das inflamações do epidídimo são as bactérias transmitidas através de relações sexuais sem preservativos, tais como clamídia e gonococo, causadoras da clamídia e gonorreia, respectivamente.

O tratamento da epididimite é feito com medicamentos antibióticos. Uma fez realizado o tratamento adequadamente, o epidídimo deixará de estar inflamado. Contudo, é normal que o paciente ainda sinta alguma dor no testículo durante algumas semanas ou até meses.

Se depois de tratar a epididimite voltarem a aparecer nódulos num dos testículos, pode ser um sinal de que a infecção voltou.

Em caso de sintomas de epididimite, consulte um médico urologista para que a infecção seja devidamente identificada e tratada.

Saiba mais em:

Ardência ao urinar no homem, o que pode ser?

Dor ao urinar, o que pode ser?