Perguntar
Fechar

Está saindo um líquido esbranquiçado dos meus seios?

Notei que meu seio está saindo um líquido meio que esbranquiçado e eu parei de tomar meu anticoncepcional há um mês e minha menstruação veio normal, eu fiz um teste de gravidez e deu negativo, mas sair esse líquido do peito é normal?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Secreção em mamas não é algo "normal", porém nem sempre significa que existe uma doença, procure um ginecologista ou médico de família, para uma avaliação. Pela sua descrição, parece tratar-se de produção e secreção de leite.

A produção de leite que ocorre fora do período puerperal é denominada de galactorreia, pelos médicos, pode ser um processo fisiológico mas também pode ser um sinal de alguma outra doença, procure um médico para uma avaliação mais detalhada.

Quais são as causas de galactorreia?

A galactorreia pode ter inúmeras causas, pode ser desde um processo fisiológico desencadeado por estímulo mecânico, quanto pode corresponder a doenças endócrinas, como o hipotireoidismo ou tumores que produzem ou interferem na produção do hormônio prolactina.

As principais causas são:

  • Estimulação mecânica do mamilo e seio;
  • Uso de medicamentos (antidepressivos tricíclicos, reserpina, metildopa, opioides, metoclopramida, cimetidina, verapamil, entre outros);
  • Hipotireoidismo;
  • Disfunção hipotalâmica;
  • Insuficiência renal;
  • Tumor cerebral (hipofisário ou extra-hipofisário);
  • Tumor produtor de prolactina (rim, pulmão);
  • Lesão torácica;
  • Idiopática (sem causa conhecida).

Vale ressaltar que os anticoncepcionais orais de baixa dosagem não causam galactorreia, portanto, esse sintoma não se relaciona ao uso ou interrupção desse tipo de medicamento.

Qual o tratamento da galactorreia?

O tratamento da galactorreia irá depender da causa, quando há uma doença desencadeando esse tipo de sintoma deve-se tratar a doença, assim a galactorreia tende a desaparecer.

Se a causa for secundária ao uso de medicação deve-se avaliar a possibilidade de substituição do medicamento envolvido.

A galactorreia provocada por estímulo mecânico geralmente é auto-limitada e não exige nenhum tratamento ou intervenção.

Caso a secreção de leite permaneça consulte um médico de família ou ginecologista, para um adequado diagnóstico e tratamento.