Perguntar
Fechar

Minha namorada está com peito saindo líquido igual água?

Minha namorada está com o peito saindo um líquido branco igual água, será que ela está grávida?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não é um sintoma típico de gravidez, principalmente se isolado, ela deve procurar um ginecologista ou médico de família para uma avaliação inicial. A saída de secreção ou líquido da mama pode ter diferentes causas, geralmente benignas.

Entre as causas mais comuns se destacam a presença de um tumor benigno, chamado papiloma intraductal, aumentos dos níveis do hormônio prolactina, dutos de leite dilatados, infecções e abcessos ou presença de outras alterações como cistos ou nódulos.

Papiloma intraductal

Os papilomas intraductais são nódulos benignos que se desenvolvem em ductos de leite por trás da aréola mamária. A mulher sente que tem uma nodulação embaixo da aréola, eventualmente pode ocorrer também a saída pelo mamilo de um líquido claro e pegajoso, podendo apresentar um pouco de sangue. É uma das principais causas de saída de líquido mamilar.

Ectasia do duto mamário

A ectasia ductal corresponde a dilatação de um ducto de leite, que fica com as paredes espessadas e rígidas, levando ao acúmulo de líquido, que pode se exteriorizar. Geralmente, a ectasia não causa sintomas intensos e melhora espontaneamente.

Aumento dos níveis de prolactina

O aumento do hormônio da prolactina pode levar a saída de de leite pela mama, já que esse é o hormônio responsável pela produção de leite pelas glândulas mamárias. As causas de aumento de prolactina são variadas, a principal corresponde a amamentação, mas o seu aumento também pode ocorrer em situações de prolactinoma (tumor benigno), distúrbios na hipófise ou no hipotálamo, estímulo dos mamilos, hipotireoidismo e uso de medicamentos.

Infecção ou abcesso da mama

A presença de infecção nas glândulas mamárias ou formação de abcessos pode levar a saída de líquido com pus ou sanguinolento. No entanto, nesse quadro outros sintomas importantes estão presentes como dor mamária, vermelhidão e inchaço.

Secreção mamilar pode ser câncer de mama?

Raramente, em menos de 10% dos casos a saída de secreção da mama pode estar relacionado a presença de câncer de mama.

Alguns fatores relacionados a saída da secreção mamilar leva a uma maior suspeita de câncer de mama como saída de secreção rósea, sanguinolenta ou transparente, em uma única mama, presença de nódulo endurecido na mama e quando ocorre em mulheres acima dos quarenta anos.

Para uma melhor avaliação consulte um médico de família ou ginecologista.