Não há uma diferença significativa nesses valores. Os exames mostram que você já teve toxoplasmose, antes da gravidez.
A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma Gondi, na grande maioria dos casos é uma doença pouco sintomática que passa despercebida e resolve-se espontaneamente, no entanto, pode tornar-se uma doença grave se acometer pessoas imunossuprimidas ou gestantes.
Quais são os riscos da toxoplasmose na gravidez?
Nas gestantes a toxoplasmose pode aumentar o risco de complicações como aborto, parto prematuro, presença de mal formações fetais, baixo peso ao nascer da criança, ou mesmo, morte fetal.
Crianças que foram infectadas durante a gestação podem apresentar diferentes complicações que podem aparecer logo ao nascimento ou se manifestarem depois de alguns meses, como:
- Coriorretinite e outras lesões oculares;
- Calcificações intracranianas;
- Hidrocefalia;
- Surdez;
- Atraso no desenvolvimento mental;
- Epilepsia;
- Lesões dermatológicas;
- Linfadenopatia generalizada.
Como entender o exame de toxoplasmose na gravidez?
O rastreio da infecção por toxoplasmose está indicada em todas as gestantes pela menos uma vez no inicio da gravidez, se o exame mostrar que a gravida já está imune a doença não precisa ser repetido, caso contrário, quando a mãe é suscetível a infecção deve-se repetir o exame trimestralmente.
O exame realizado é a sorologia que detecta anticorpos igG e IgM. O IgM é o anticorpo que surge na infecção aguda, portanto se ele se apresentar positivo significa que a pessoa está com toxoplasmose aguda. Já o IgG é o anticorpo que aparece depois de algumas semanas, portanto, quando está positivo indica que a pessoa já se infectou e já se tornou imune a doença.
Mulheres que apresentam o IgG positivo e IgM negativo não precisam se preocupar, pois já entraram em contacto com o toxoplasma anteriormente e não tem chance de nova infecção.
Já mulheres que apresentam IgG e IgM negativos estão propensas a contraírem o toxoplasma durante a gestação, é o grupo de mulheres que precisa tomar algumas medidas de precaução para se prevenirem da infecção.
Como se prevenir da toxoplasmose durante a gravidez?
Durante a gravidez as seguintes medidas de prevenção estão indicadas:
- Não comer carne mal passada ou crua;
- Lavar as mãos após o preparo de carne crua ou após manusear alimentos crus;
- Evitar levar as mãos aos olhos ou à boca quando se prepara a carne;
- Lavar e higienizar bem todos os vegetais e frutas;
- Lavar sempre as mãos após o manuseamento de qualquer alimento cru;
- Consumir apenas água potável;
- Evitar o consumo de produtos lácteos que não foram pasteurizados;
- Lavar as mãos após entrar em contato com terra ou areia;
- Ao manusear terra em jardins usar luvas;
- Se tiver gatos em casa: mantenha limpa a caixinha de areia dos gatos, se for fazer essa limpeza use luvas e lave as mão após qualquer contato com a caixinha. Não dê carne aos gatos, alimente-os apenas com ração. Não deixe o gato sair de casa para que ele não contraia a doença.
Para mais informações sobre a toxoplasmose na gestação consulte o seu médico de família ou obstetra.