Perguntar
Fechar

Exame Beta-HCG positivo com valor de referência negativo: o que significa?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Se o seu resultado de beta-HCG veio com a descrição "positivo", significa que o hormônio Beta-HCG está presente no organismo, o que é um forte indício de gravidez. Em raras situações esse valor positivo pode ser decorrente de outras condições clínicas, no entanto, na vasta maioria dos casos corresponde realmente a uma gravidez.

Já o valor de referência negativo pode corresponder a outra parte do exame, que chamamos de Beta-HCG quantitativo. Essa parte do exame quantifica os níveis de beta-HCG no organismo, ou seja, ao invés de apenas dizer se o Beta-HCG está presente ou ausente, ela mostra também a quantidade desse hormônio.

Através da quantificação do hormônio é possível deduzir o tempo de gravidez, e para isso são usados valores de referência. Um valor de Beta-HCG dentro de determinada faixa de valores de referência pode sugerir um determinado tempo de gestação. Por exemplo, uma quantidade muito pequena de Beta-HCG no organismo indica uma gestação em um estágio ainda inicial.

Contudo, para se ter certeza sobre a idade gestacional e tempo de gravidez é preciso fazer um cálculo usando a data da última menstruação ou descobrir isso através da realização de um exame de ultrassom.

O que significa valor de referência negativo?

Quando o beta-HCG está em quantidades muito baixas, o laboratório pode considerar que esse valor está abaixo de um valor limite, para que se consiga determinar com certeza que há gravidez, e isso pode aparecer descrito no exame com a expressão valor de referência negativo, ou seja, é um indicativo de ausência de gravidez.

Geralmente esse valor negativo se situa entre o 0 e o 25 mlU/ml, no entanto, é importante conferir a tabela colocada no exame pelo próprio laboratório. Valores acima de 25 mlU/ml já indicam gravidez mesmo que num estágio inicial.

Eventualmente pode aparecer o termo não reagente, que é considerado um resultado semelhante ao resultado negativo.

É importante lembrar que no começo de uma gestação os níveis de beta-HCG podem ser muito baixos levando a mulher ter um resultado negativo, mesmo estando grávida. Isso ocorre quando o exame é realizado muito precocemente, por exemplo, antes do atraso menstrual. Por isso, nessa situação está indicado repetir o exame de gravidez pelo menos uma a duas semanas após o atraso da menstruação.

Não existe exame com resultado positivo e negativo ao mesmo tempo. Se o exame é positivo, ele é enquadrado em alguma faixa de valores de referência positivos.

Provavelmente, a presença dos termos positivo e negativo no mesmo exame pode ser um erro do laboratório ou erro na leitura que está a ser feita. É essencial conversar com o seu médico para interpretar o seu exame conforme o seu contexto clínico.

Em caso de dúvida, vale a pena entrar em contato com o laboratório que realizou o exame para conferir o resultado, porque cada laboratório tem uma forma própria de descrever o exame e alguns valores de referência também podem variar.

Você pode se informar melhor em:

Resultado do exame de gravidez beta-hcg