Perguntar
Fechar

Fezes amareladas: o que pode ser?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Fezes amareladas podem ser sinal de que a gordura digerida da alimentação não foi devidamente absorvida pelo intestino ou indicar pouca quantidade de bile excretada com as fezes.

Doenças que atrapalham a absorção das gorduras ou problemas no fígado que provocam uma diminuição da excreção de bile, como hepatite A, podem deixar as fezes amareladas.

Dentre as doenças que podem causar deficiência na absorção das gorduras, estão a pancreatite (inflamação do pâncreas), a doença celíaca (intolerância ao glúten de origem genética) e a giardíase (parasitose intestinal causada pelo protozoário Giardia lamblia)

Nesses casos, as fezes costumam ser amarelas e boiam, podendo ainda apresentar gotas de gordura ao redor.

Se as fezes amareladas forem esporádicas e vierem acompanhadas de diarreia de curta duração, é provável que a causa seja uma intoxicação alimentar ou uma gastroenterite e a má absorção de gorduras é transitória.

A baixa concentração de bile nas fezes também pode deixá-las amarelas. Nesses casos, a origem pode ser problemas no fígado que afetam a excreção de bile, como ocorre na hepatite A, por exemplo.

Para um diagnóstico adequado da causa das fezes amareladas, consulte o/a médico/a clínico/a geral ou médico/a de família.

Conheça mais sobre esse tema nos artigos:

Fezes escuras, fezes claras, esverdeadas ou fezes com sangue, o que pode ser?

Quais as cores do cocô que indicam um problema grave?