Fiz uma transvaginal ontem e acusou um cisto no ovário...

Fiz uma transvaginal ontem, acusou um cisto no ovário direito de 4 cm. Hoje minha menstruação veio, só que veio bem pouquinha, mas 2 dias depois veio normal com o fluxo normal que sempre veio (salientando que esperava minha mesntruação vir neste dia mesmo). esse cisto foi da menstruação ou é doença mesmo? E se eu tenho cisto porque minha menstruação veio, já que cisto desregula o ciclo menstrual? Posso engravidar, mesmo assim?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Ter cistos no ovário é bastante comum entre as mulheres, isso não impossibilita a mulher de engravidar. Além disso, cisto não necessariamente desregula a menstruação. Ou seja, você pode engravidar mesmo tendo cisto.

Os cistos encontrados nos ovários são decorrentes dos folículos que não foram desenvolvidos o suficiente para formar o óvulo. Os folículos são estruturas encontradas nos ovários, que quando estimulados adequadamente, pelos hormônios femininos, se desenvolvem dando origem ao óvulo, que será liberado para as trompas e seguir em direção ao útero para que ocorra a ovulação.

Os cistos no ovário geralmente não manifestam sintomas. Quando presentes, os sintomas mais comuns são a dor e o atraso no período menstrual.

A presença de cisto no ovário pode provocar ainda outros sinais e sintomas, como inchaço no abdômen, dificuldade para engravidar, dor durante ou após a menstruação, dor ao evacuar, dor pélvica pouco antes ou depois do início do período menstrual e dor durante as relações sexuais.

É fundamental que todo exame seja mostrado para o/a profissional de saúde que o solicitou para fazer uma análise completa do caso e correlacionar com os aspectos clínicos da paciente.

Leia também:

Tenho cistos nos dois ovarios é possivel eu engravidar?

Quais os sintomas de cisto no ovario?