Entenda para que serve o antipsicótico Quetiapina (hemifumarato de quetiapina)
O hemifumarato de quetiapina é um antipsicótico indicado para o tratamento de alguns transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar.
Quetiapina é apresentado em comprimidos de 25 mg, 100 mg e 200 mg.
Deve ser administrado com água, com ou sem alimentos.
A dosagem de hemifumarato de quetiapina comprimidos deve ser individualizada e depende do transtorno a ser tratado (esquizofrenia ou transtorno afetivo bipolar).
O hemifumarato de quetiapina deve ser utilizado continuamente até que o médico defina quando deve ser interrompido o uso deste medicamento. Além disso, ajustes na dosagem somente devem ser efetuados pelo médico.
Uso de quetiapina em adultos
Em adultos, a quetiapina é indicada para tratar a esquizofrenia. A medicação pode ainda ser utilizada sozinha ou com outros medicamentos para tratar episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar.
É também recomendada como medicação única (monoterapia) ou em associação com estabilizadores de humor como lítio ou valproato, para o tratamento de manutenção do transtorno afetivo bipolar I (episódios maníaco, misto ou depressivo).
Uso de quetiapina em adolescentes e crianças
Em adolescentes com idade entre 13 e 17 anos o hemifumarato de quetiapina é indicado para o tratamento da esquizofrenia.
Em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, o hemifumarato de quetiapina é recomendado no tratamento dos episódios de mania associados ao transtorno afetivo bipolar.
Contraindicações de quetiapina
Hemifumarato de quetiapina é contraindicado em situações de:
- Alergia ao hemifumarato de quetiapina e/ou aos demais componentes da fórmula;
- Mulheres grávidas ou que estão amamentando;
- Crianças com idade inferior a 10 anos.
Não consuma álcool durante o tratamento com hemifumarato de quetiapina.
Não conduza veículos ou opere máquinas quando estiver em uso de hemifumarato de quetiapina, pois sua capacidade de atenção e habilidades motoras poderão ficar reduzidas.
O uso de hemifumarato de quetiapina somente deve ser efetuado sob orientação médica.
Veja também: