Perguntar
Fechar

Quais os sintomas do transtorno esquizoafetivo?

O transtorno esquizoafetivo tem como principal característica a manifestação de sintomas esquizofrênicos associados a um distúrbio afetivo simultaneamente.

Os sintomas associados à esquizofrenia incluem delírios (fantasias com manias de perseguição), alucinações (ouvir vozes e conversas), mudanças de pensamentos, alterações nas relações afetivas, dificuldade de concentração e alterações na coordenação motora.

As manifestações de alterações de humor nas fases depressivas podem incluir desânimo, tristeza, falta de vontade e iniciativa, insônia, pensamentos negativos, baixa autoestima, dificuldades de concentração, entre outros sinais e sintomas.

Nos episódios maníacos do transtorno esquizoafetivo, o paciente pode apresentar irritabilidade, hiperatividade física e mental, falta de atenção excessiva, elevada autoestima, impulsividade e aumento dos gastos financeiros.

Transtorno esquizoafetivo principalmente esquizofrênico

No transtorno esquizoafetivo principalmente esquizofrênico, o indivíduo manifesta sinais e sintomas de esquizofrenia e pode não apresentar manifestações de uma síndrome afetiva.

Transtorno esquizoafetivo principalmente afetivo

Já no transtorno esquizoafetivo principalmente afetivo, os sintomas apresentados são esquizofrênicos e afetivos.

O diagnóstico do transtorno esquizoafetivo é muito difícil, já que os sintomas apresentados são típicos de esquizofrenia e transtorno bipolar.

Contudo, é importante lembrar que pessoas com transtorno esquizoafetivo não têm propriamente esquizofrenia e os tratamentos são diferentes.

O tratamento inclui o uso de medicamentos psiquiátricos e psicoterapia.

O médico psiquiatra é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do transtorno esquizoafetivo.

Saiba mais em:

Transtorno esquizoafetivo: Quais as causas e como tratar?

Transtornos mentais: Como identificar e tratar?

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?