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Incômodo na garganta como se tivesse algo, o que pode ser?

Há pelo menos dez dias percebi que estou sentindo um incômodo na garganta como se tivesse algum pedaço de comida parado e vontade de arrotar, mas não consigo. O que pode ser? Como aliviar essa sensação?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Existem diferentes causas para a sensação de ter algo preso na garganta. Algumas pessoas podem sentir um bolo na garganta ou uma sensação de pigarro.

A causa deste desconforto pode estar relacionada a problemas no esôfago, distúrbios de ansiedade ou mesmo crises alérgicas:

Problemas do esôfago

As doenças que afetam o esôfago são causas frequentes de sensação de ter algo preso na garganta. O esôfago é o órgão que leva o alimento da boca ao estômago, por isso, quando não funciona corretamente e está com alguma disfunção pode fazer com que o alimento, ou mesmo o suco gástrico, retorne para a boca, dando a sensação de que existe algo preso na garganta. Essa sensação pode ser mais intensa ao deitar, ou após grandes refeições.

Ansiedade ou estresse

A ansiedade é outra causa frequente da sensação de bolo na garganta. Crises de ansiedade ou estresse podem desencadear sintomas físicos como a sensação de algo preso na garganta, palpitações, sensação de falta de ar, mal-estar, tremores e sudorese.

Crises de alergia

Embora menos frequente, crises de alergias podem causar irritação na garganta, com sensação de coceira ou de “garganta arranhada”. Pessoas que sofrem de doenças alérgicas como rinite alérgica ou asma podem sentir desconforto ou sensação de algo na garganta toda vez que entram em contato com substâncias alérgenas.

Como aliviar a sensação de incômodo na garganta

Para aliviar e evitar o incômodo na garganta algumas medidas podem ser tomadas, como:

  • Beber líquidos: a ingestão de líquidos pode ajudar a umidificar a garganta, aliviando a sensação de garganta seca. Prefira sempre beber líquidos mais quentes ou mornos porque incomodam menos a garganta.
  • Relaxar e descansar: às vezes apenas ficar mais calmo, em um ambiente tranquilo, ou tentar manter-se entretido com algo, como um filme ou a leitura de um livro pode ajudar a esquecer um pouco a sensação de incômodo na garganta. Nas situações em que o incômodo na garganta é causado por estresse ou ansiedade, relaxar é especialmente importante, sendo que exercícios de respiração ou meditação podem ser utilizados para ajudar.
  • Evitar substâncias que podem irritar mais a garganta: em crises de alergias deve-se evitar ao máximo o contato com alérgenos ou irritantes das vias aéreas como fumaça e perfume.
  • Ter cuidados com a alimentação: para casos em que o incômodo na garganta é causado por refluxo gastroesofágico é essencial ter alguns cuidados como não consumir comidas picantes, ácidas ou que contenham cafeína e também reduzir o consumo de álcool e tabaco. Também é importante evitar ingerir excesso de comida e evitar deitar após as refeições.

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