Perguntar
Fechar

Estou com coceira na garganta e sinto que ela está irritada. O que pode ser?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Coceira na garganta é um sinal de irritação na garganta, que também pode causar tosse seca e dor. Suas causas podem estar relacionadas com gripes e resfriados, rinite alérgica, alergias, tabagismo, faringite, amigdalite, entre outras.

Comer alimentos gordurosos ou condimentados e até sobrecarregar demais a laringe, como falar por muito tempo, também podem deixar a garganta coçando.

O cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas também são muito nocivos à saúde da garganta. A fumaça é um fator irritante, enquanto que o álcool absorve a umidade dos tecidos, deixando a garganta seca e causando coceira.

Quando a coceira na garganta vem acompanhada por dor, pode ser sintoma de faringite ou amigdalite. A faringite é uma inflamação da faringe que provoca dor para falar e engolir. Já a amigdalite é uma inflamação ou infecção das amígdalas que provoca dor e dificuldade para engolir, febre, mal-estar geral, vermelhidão e inchaço na garganta (amigdalite viral), além de formação de placas brancas de pus na garganta (amigdalite bacteriana).

Veja também: Diferenças entre Rinite, Sinusite e Resfriado

Já a rinite é uma inflamação alérgica da mucosa do nariz. Pode causar coceira na garganta, céu da boca, olhos e nariz, congestão e obstrução nasal, coriza, espirros, lacrimejamento, tosse, entre outros sintomas.

Saiba mais em: Diferenças entre Rinite, Sinusite e Resfriado

O ar condicionado também pode estar na origem da coceira na garganta, pois retira a umidade do ar, deixando-o mais seco. Como consequência, a garganta também fica ressecada e coça.

Uma forma de aliviar a coceira na garganta é manter uma boa hidratação, já que a garganta seca provoca coceira e irritação. Além disso, é bom evitar comer alimentos muito apimentados, gordurosos ou gelados.

Se a coceira e a irritação na garganta persistir, consulte o/a médico/a de família ou otorrinolaringologista para detectar a causa e receber um tratamento adequado.