Perguntar
Fechar

Joelho valgo tem cura? Qual o tratamento?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, também conhecido por geno valgo, ou genu valgo, o joelho valgo na grande maioria das vezes tem cura.

É fundamental a avaliação médica, pois existem casos de geno valgo fisiológico, ou seja, que não representa doença, não sendo necessário um tratamento; e existem casos associados a doenças específicas, como síndromes genéticas, o que conduz a um tratamento multidisciplinar.

Qual é o tratamento para geno valgo?

Na maioria dos casos não é preciso utilizar nenhum tratamento para corrigir o geno valgo, pois a deformidade começa a regredir gradualmente e espontaneamente a partir dos 4 anos de idade. Por volta dos 7 ou 8 anos, o joelho costuma estar mais alinhado ou com leve desvio para dentro (valgo), o que é esperado, especialmente em meninas.

geno valgum

Quando a deformidade permanece além do período considerado normal para a idade, e sem histórico familiar que responda a deformidade encontrada, após os 8 anos de idade, o tratamento deve ser considerado, caso a caso, junto a um/a médico/a ortopedista.

O tratamento considerado com melhor resultado é o tratamento cirúrgico. Existem algumas técnicas para correção do geno valgo.

Uma das técnicas indicada, é a colocação de um grampo ou parafuso em um dos lados da placa de crescimento do osso do joelho. Assim, o procedimento inibe o crescimento de um lado, enquanto o outro cresce normalmente, corrigindo a deformidade. Outra, mais comum na idade adulta, é a osteotomia corretiva, um tipo de dissecção cirúrgica do osso.

O tratamento de casos acentuados de joelho valgo ou varo é necessário, pois a deformidade pode aumentar o impacto na coluna, quadril ou tornozelo, resultando em artroses precoces, dor crônica e incapacidade funcional.

O uso de órteses (aparelhos ortopédicos) para corrigir a deformidade, é discutido. Grupos demonstram melhora importante e por vezes prevenção de cirurgia, outros acreditam não haver resultado eficaz além de causar problemas no desenvolvimento psicológico na criança.

O uso da órtese é indicado durante a noite porque é nesse período do dia que o crescimento é maior. Em casos mais graves de geno valgo, o aparelho ortopédico precisa ser usado durante todo o dia.

Contudo, é importante lembrar que é normal e esperado ter alguns graus de geno varo ou valgo, sem que isso signifique necessariamente uma doença ou problema ortopédico.

O/A médico/a ortopedista é o/a responsável pelo acompanhamento e tratamento desses desvios.

Leia também: O que é joelho valgo e quais os sintomas?