Perguntar
Fechar

O que pode causar dor no joelho?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Dor no joelho pode ser um sintoma de falta de condicionamento físico, excesso ou prática incorreta de atividade física, sobrepeso, sedentarismo, lesões internas na articulação, artrose, hérnia de disco, entre outras causas.

Quando a dor no joelho é decorrente de excesso de peso, falta de condicionamento físico e prática incorreta de exercícios, ela normalmente não está relacionada com nenhuma lesão. Nesses casos, as estruturas internas da articulação mostram-se intactas nos exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética.

Por outro lado, quando a dor no joelho está relaciona com lesões internas, outros sinais e sintomas podem estar presentes, como inchaço, vermelhidão e alteração nos movimentos dos joelhos. Essas lesões geralmente são causadas por traumas agudos ou pequenos traumas repetitivos e contínuos.

Outra causa comum de dores nos joelhos é a artrose. Trata-se de uma doença crônica que provoca a degeneração da cartilagem articular. Com o tempo, começa a haver maior atrito entre os ossos e a articulação também perde a capacidade de absorver impacto, causando dor e inflamação.

Saiba mais em: O que é artrose e quais os sintomas?

A dor no joelho também pode ter origem em outro local e irradiar para o joelho. É o que pode acontecer, por exemplo, em casos de hérnia de disco na coluna lombar. A raiz do nervo sofre uma compressão pela hérnia na coluna vertebral, gerando uma dor irradiada para o joelho.

Artroses e inflamações na articulação do quadril também podem causar dor irradiada para o joelho e coxa.

Também pode lhe interessar: Joelho estalando: o que pode ser e o que fazer?

Se a dor no joelho surgir após um trauma, como uma torção durante algum exercício, o mais indicado é consultar o/a médico/a ortopedista.

Casos de dor crônica acompanhada de vermelhidão, inchaço, aumento da temperatura local e dificuldade de movimento, devem ser avaliados preferencialmente pelo/a reumatologista.

Veja também:

Como aliviar dor no joelho?

Joelho inchado: o que pode ser?

Água no joelho: Quais os sintomas e como tratar?