Perguntar
Fechar

Artrose no joelho tem cura? Qual é o tratamento?

Artrose no joelho não tem cura. Trata-se de uma doença crônica, sem medicamentos ou tratamentos específicos capazes de curá-la definitivamente. Contudo, com o tratamento adequado, é possível controlar a evolução da artrose, aliviar os sintomas e melhorar as funções do joelho.

O tratamento da artrose no joelho é feito com medicamentos, fisioterapia, exercícios, repouso, uso de órteses e palmilhas especiais, bem como cirurgias. Em alguns casos, pode ser necessário perder peso para aliviar o impacto sobre a articulação.

Medicamentos

As medicações usadas para tratar a artrose no joelho servem para controlar a inflamação e a dor. Os medicamentos podem ser aplicados diretamente no joelho, tomados por via oral ou injetados dentro da articulação (infiltração).

A aplicação de anti-inflamatórios não hormonais tópicos no joelho, como o ibuprofeno, pode ser muito eficaz para amenizar a dor.

Há ainda medicações de ação prolongada, como o sulfato de glucosamina, administrado por via oral, que é especialmente indicado no caso de artrose no joelho. Para infiltrações, o ácido hialurônico está entre os mais usados.

Cirurgias

Quando os demais tratamentos falham e a artrose no joelho evolui, comprometendo a independência da pessoa para realizar as suas atividades diárias, a cirurgia é indicada.

Dentre os tratamentos cirúrgicos mais usados para casos de artrose no joelho estão as artroplastias. O procedimento consiste em substituir a articulação por uma artificial, diminuindo consideravelmente a dor e melhorando as funções do joelho.

Lembrando que as formas de tratamento escolhidas dependem das características do paciente, do nível de dor e do grau de comprometimento da articulação.

O reumatologista é o especialista responsável pelo tratamento das artroses.

Saiba mais em:

O que é artrose e quais os sintomas?

Como posso saber se tenho artrose? Quais são os sintomas?

Artrose tem cura? Qual o tratamento?