Sim, a listeriose na gravidez pode ser grave, principalmente pelos riscos ao feto. Na grávida a infecção é frequentemente assintomática e auto-limitada, o sintomas podem se assemelhar a um quadro gripal ou pode ter repercussões gastrointestinais ou urinárias. Raramente se desenvolvem formas graves da doença como a meningoencefalite ou endocardite.
Embora as repercussões maternas não sejam graves, a listeriose pode ser transmitida para o feto e causar meningite fetal, morte fetal ou infecção neonatal. A infecção por listeria no 1º e 2º trimestre de gravidez leva a um alto risco de morte fetal, se não for tratada adequadamente e a tempo.
O bebê pode ser infectado ainda dentro do útero ou no momento do parto. A listeriose em bebês recém nascidos é a forma mais grave da doença e pode ser dividida em :
-
Precoce (adquirida dentro do útero):
- Se não tratada provoca a morte do recém nascido em até 60% dos casos;
- Ocorre logo nas primeiras horas ou poucos
dias depois do nascimento; - Manifesta-se por septicemia (infecção generalizada) e acometimento do aparelho respiratório;
-
Tardia (adquirida durante o parto):
- Normalmente surge cerca de 14 dias após o parto;
- Manifesta-se sob a forma de meningite (inflamação das meninges) ou
meningoencefalite (inflamação das meninges e cérebro) com infecção generalizada.
Como tratar listeriose na gravidez?
O tratamento da listeriose durante a gestação é feito com medicamentos antibióticos, sendo a ampicilina e a penicilina os remédios mais utilizados. O tempo de duração do tratamento é de cerca de 21 dias.
A antibioticoterapia na gravidez na maioria dos casos consegue impedir o desenvolvimento da listeriose no feto ou no recém nascido.
O tratamento da listeriose em bebês é feito com os mesmos antibióticos usados em adultos.
O que é listeriose e quais os seus sintomas na gravidez?
A listeria é um tipo de intoxicação alimentar, causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Os sintomas iniciais da listeriose na gravidez são semelhantes aos de uma gripe ou virose.
Leia também: Intoxicação alimentar na gravidez: quais os riscos?; Que alimentos e bebidas devem ser evitados durante a gravidez?
Uma grávida com listeriose pode apresentar:
- Febre persistente sem causa aparente;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Mal estar;
- Dores nas costas;
- Dor abdominal;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Diminuição dos movimentos fetais
Mais raramente a bactéria também pode acometer outros órgãos como: a pele, os olhos, gânglios linfáticos, valvas cardíacas, pericárdio, articulações.
O tratamento da listeriose na gravidez deve ser feito por um médico obstetra ou infectologista, é possível que os dois profissionais trabalhem em conjunto.