Perguntar
Fechar

Meu marido fez vasectomia e acho que estou grávida?

Meu marido tem psoríase, há 3 anos fez vasectomia e estou suspeitando que estou grávida, como pode isso acontecer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Após 3 anos de vasectomia é muito raro acontecer uma gravidez. Existe um risco de falha do procedimento, entre 2 a 3% dos casos, porém descrito nos primeiros 3 meses após a cirurgia, ou até um ano, o que não é o caso.

A falha acontece devido a uma reação espontânea do organismo do homem, que encontra maneiras de recanalizar o ducto interrompido na cirurgia (vasectomia).

Portanto, embora seja muito difícil estar grávida dentro das situações descritas, se perceber sinais sugestivos de gravidez, é importante que faça o teste de farmácia ou exame de beta HCG para confirmar ou descartar essa dúvida.

Saiba mais no artigo: Com quantos dias aparecem os sintomas de gravidez?

No caso de gravidez, deve procurar seu médico ginecologista para dar início ao pré natal de maneira a assegurar uma gestação saudável. Se não for gravidez, o médico saberá investigar as causas para os sintomas que está sentindo.

A vasectomia pode falhar?

Como todos os métodos contraceptivos, pode haver falha, porém é muito raro. Os casos de vasectomia que falharam, foram relacionados ao pós operatório imediato, ou logo nos primeiros 12 meses. Período em que o organismo pode de maneira espontânea, se reorganizar, e encontrar meios de recanalizar o ducto interrompido. Refazendo essa conexão, possibilita a chegada dos espermatozoides novamente à uretra e com isso o risco de gravidez.

Sendo assim, existem recomendações para um adequado pós operatório de vasectomia, que incluem:

  • Acrescentar um método contraceptivo nos primeiros 3 meses de pós operatório;
  • Refazer o espermograma após os 3 meses, para confirmar a ausência de espermatozoides;
  • Após um ano, reavaliar a cirurgia e espermograma, ou de acordo com as orientações da equipe cirúrgica assistente.

O que é a vasectomia?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico, realizado no homem, que interrompe o contato do ducto que carrega os espermatozoides até a uretra. Um método de contracepção eficaz e seguro.

A vasectomia causa impotência no homem?

Não. A cirurgia de vasectomia não causa impotência.

Leia também: Vasectomia é reversível?