O que é acromegalia?
Acromegalia é uma doença causada pela produção excessiva de hormônio do crescimento (GH). Nos adultos, a acromegalia caracteriza-se pelo crescimento de partes moles, como pele, músculos, tendões e cartilagens. Em crianças e adolescentes, a doença provoca um aumento exagerado do crescimento, sendo por isso chamada de gigantismo.
Quase todos os casos de acromegalia são causados por um tumor benigno na hipófise, que é a glândula responsável pela produção e secreção do hormônio de crescimento.
Em adultos, os sinais e sintomas da acromegalia muitas vezes são confundidos com as mudanças físicas resultantes do envelhecimento, como crescimento das mãos, pés, nariz, orelhas e lábios, alargamento da testa, proeminência do queixo, perda de dentes, espaçamento entre os dentes e aumento do tórax.
Outros sinais e sintomas incluem:
⇒ Espessamento e aumento da oleosidade da pele;
⇒ Transpiração excessiva, sobretudo nas mãos;
⇒ Problemas respiratórios, cardiovasculares, gastrointestinais, musculoesqueléticos, neurológicos e visuais.
Por ter uma evolução lenta, a acromegalia muitas vezes é diagnosticada tardiamente, cerca de 7 anos após o início dos sintomas. Os pacientes normalmente procuram um médico devido às complicações decorrentes da doença, como pressão alta, insuficiência cardíaca, dores articulares, tendinites, dor de cabeça, entre outras.
O atraso no diagnóstico pode trazer outras complicações causadas pelo crescimento do tumor, como perda da visão. Além disso, o diagnóstico tardio reduz as chances de sucesso do tratamento cirúrgico.
O tratamento da acromegalia é cirúrgico, na grande maioria dos casos. A cura depende sobretudo do tipo de tumor e se houve invasão de estruturas adjacentes à hipófise.
Mesmo quando a cirurgia não é capaz de curar a acromegalia, ela pode amenizar os sintomas pois diminui o tamanho do tumor, descomprimindo estruturas e normalizando os níveis hormonais.
Se a cirurgia não normalizar os níveis hormonais, o tratamento da acromegalia pode ser feito com medicamentos e radioterapia. Apesar da radioterapia ajudar a controlar o crescimento do tumor, a normalização hormonal nem sempre acontece e pode levar vários anos até ser alcançada.
O medicamento mais eficaz para tratar a acromegalia é o pegvisomanto, capaz de regular os níveis de hormônio de crescimento em mais de 90% dos casos.
O/a especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da acromegalia é o médico/a endocrinologista.
Também podem lhe interessar: