O que é coração grande?
Coração grande, também chamado de cardiomegalia, é uma condição em que o coração aumenta de tamanho e peso por alguma razão.
Quando o coração fica muito grande, ele perde a capacidade de bombear sangue com força suficiente para todo o corpo, provocando sintomas como cansaço intenso e falta de ar. Nos casos mais graves, a cardiomegalia pode levar à insuficiência cardíaca e morte.
O coração grande pode resultar de uma doença congênita, ou seja, já no nascimento o coração apresenta defeito nos seus compartimentos ou válvulas que provocaram um aumento de tamanho do órgão. Mas também pode se originar de doenças adquiridas durante a vida como Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca ou doença de Chagas.
A cardiomegalia também pode ter como causa doenças que não tem origem no coração, como:
- Lúpus eritematoso;
- Artrite reumatoide;
- Distrofia muscular progressiva.
- Hipotireoidismo;
- Amiloidose;
- Hemocromatose;
- Leucemia;
- Câncer metastático (que teve origem em outro órgão e chegou ao coração).
Em caso de cansaço e falta de ar ao fazer esforços ou mesmo em repouso, consulte um clínico geral ou médico de família para uma avaliação inicial. Em muitos casos pode ser necessário o acompanhamento também por um cardiologista. O coração grande possui tratamento e quanto antes o problema for diagnosticado, melhores são os resultados.
Leia também: Coração grande tem cura? Qual o tratamento?