Quimioterapia é um método de tratamento que utiliza medicamentos específicos para destruir células cancerosas, alcançando as células malignas em qualquer parte do organismo, visando reduzir ou cessar a atividade do tumor.
A quimioterapia pode ser aplicada durante o internamento ou em ambulatório. O tratamento pode ser feito com um único medicamento ou através da combinação de vários deles. A administração pode ser por via intravenosa ou oral (comprimidos ou cápsulas).
Há diferentes tipos de quimioterapia:
- Quimioterapia curativa: Visa o controle tumoral completo;
- Quimioterapia adjuvante: Segue-se à cirurgia curativa, com o objetivo de esterilizar células tumorais residuais locais ou circulantes e reduzir assim a ocorrência de metástases;
- Quimioterapia neo-adjuvante: É usada para obter a redução parcial do tumor para permitir um complemento terapêutico com cirurgia e/ou radioterapia;
- Quimioterapia paliativa: É utilizada para melhorar a qualidade da sobrevida do paciente, não tendo como objetivo a cura do câncer.
O tratamento quimioterápico é sempre acompanhado pela equipe de oncologia e pelo/a médico/a oncologista, que irá avaliar a eficácia da terapêutica adotada e decidir se é necessário fazer algum ajuste, a partir dos resultados e das reações apresentadas pela/o paciente.