Perguntar
Fechar

Câncer de cólon tem cura? Qual é o tratamento?

O câncer de cólon tem cura. Contudo, o sucesso do tratamento depende sobretudo da fase em que está o tumor e da ocorrência ou não de metástase, que é a disseminação do câncer para outros órgãos.

Grande parte dos casos de câncer de cólon que são detectados precocemente tem cura. Por outro lado, quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo, as chances da pessoa ficar completamente curada diminuem.

O tratamento do câncer de cólon depende do tamanho e da localização do tumor, podendo ser feito através de colonoscopia, cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Colonoscopia e cirurgia

Quando o câncer de cólon ainda está bem no início, o tumor pode ser retirado por meio de colonoscopia. Tumores maiores precisam ser removidos através de cirurgia, geralmente pela via abdominal. Dependendo da localização do tumor, a remoção cirúrgica pode ser feita pelo ânus. ​

Em muitos casos de câncer de cólon o tratamento é cirúrgico. O objetivo é retirar o tumor, a parte afetada do intestino grosso e os gânglios linfáticos da região. Até mesmo as partes dos órgãos adjacentes afetados pelo câncer podem precisar ser retiradas.

Radioterapia e quimioterapia

Se o câncer de cólon já estiver numa fase mais avançada, o tratamento pode incluir ainda radioterapia e quimioterapia. A radioterapia consiste no uso de radiação que destrói células tumorais. Já a quimioterapia é feita com medicamentos específicos que matam as células cancerosas ou impedem a sua proliferação.

Após a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia podem ser usadas para destruir células cancerosas que ainda possam estar na circulação, reduzindo o risco do tumor voltar a aparecer.

O uso da radio e quimioterapia pode ser necessário mesmo antes da cirurgia para diminuir o tamanho do tumor e facilitar a sua remoção cirúrgica.

Como prevenir o câncer de cólon

  • Reduzir a ingestão de gordura animal;
  • Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, bem como de fibras de um modo geral;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Não fumar;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar consumir alimentos embutidos e defumados;
  • Retirar os pólipos intestinais quando detectados.

O diagnóstico e tratamento do câncer de cólon é da responsabilidade do médico coloproctologista.

Saiba mais em: Quais são os sintomas do câncer de cólon?