O que pode causar deficiência auditiva?
As principais causas de deficiência auditiva incluem desde exposição crônica a ruídos, envelhecimento, excesso de cera, infecções e inflamações no ouvido até mesmo tumores.
No entanto, algumas situações como uso de medicamentos traumas e mudanças na pressão atmosférica, entre outras situações também podem levar a deficiência auditiva.
A perda de audição pode ocorrer quando há alguma dificuldade na transmissão do som pelo canal auditivo ou quando ocorre deterioração das células nervosas que transmitem os sinais sonoros ao cérebro, localizadas no ouvido interno. Em alguns casos, a deficiência auditiva pode ter as duas causas.
A deficiência auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de ouvir e pode ser leve, moderada, grave ou profunda.
Os sinais e sintomas da deficiência auditiva podem incluir zumbidos no ouvido, falar alto demais ou ainda pedir sempre para os outros falarem mais alto, ou repetirem o que acabaram de dizer.
O tratamento da deficiência auditiva depende do seu local de origem e da sua causa. Em algumas situações, pode ser necessário a realização de cirurgia ou outros procedimentos clínicos.
Quando a perda de audição afeta o ouvido interno, o deficit auditivo dificilmente é revertido, sendo necessário o uso de uma prótese auditiva.
O diagnóstico e tratamento da deficiência auditiva é da responsabilidade do médico otorrinolaringologista.
Saiba mais em: