Podem ser lipomas múltiplos, os lipomas são a principal causa de presença de nódulos ou "caroços", na população, embora existam outras causas que sempre devem ser investigadas.
O que são lipomas?
São tumores de pele benignos, formados por um conjunto de células de gordura, que podem aparecer em qualquer local do corpo, incluindo vísceras e cavidades, e geralmente não causam sintomas.
Os lipomas são bem delimitados, arredondados, de consistência firme, indolor a palpação. O diagnóstico costuma ser clínico, porém existe indicação de pedidos de exames de imagem, nas seguintes situações: Nódulos dolorosos, mal delimitados, de crescimento rápido, nódulos muito grandes (acima de 5 cm), ou quando causam algum sintoma.
Saiba mais em: O que é um lipoma?
Outras causas de "caroços" pelo corpo incluem:
- Linfonodos aumentados (íngua)
- Hematomas
- Cistos epidérmicos
- Cistos pilosos ou sebáceos
- Neurofibromas
- Nódulos reumáticos
- Tumores subcutâneos malignos
O aumento dos linfonodos, popularmente conhecido por "íngua", acontece nas regiões aonde se encontram os gânglios linfáticos, principalmente na região do pescoço, axilas, virilha e atrás dos joelhos. Durante um processo de inflamação e infecção, os gânglios aumentam seu metabolismo e produção de anticorpos no organismo, aumentando, portanto, seu volume e se tornando mais "quentes" e dolorosos.
O hematoma é uma coleção de sangue em forma de coágulos, que costumam acontecer após traumas. Sua coloração é mais azulada e são dolorosos à palpação.
Os cistos epidérmicos e sebáceos se caracterizam pela maior mobilidade do nódulo à palpação, visto que apresentam material mais "amolecido" no seu interior. Pode haver sinal de inflamação ao redor do cisto, como vermelhidão e calor local.
Os neurofibromas são tumorações benignas, que se desenvolvem na pele, subcutâneo ou órgãos internos e que geralmente não causam dor. Podem causar grande desconforto ou ansiedade dependendo da localização e tamanho.
Os nódulos reumáticos costumam ser endurecidos e dolorosos, com piora da dor em temperaturas frias e ao acordar, devido ao repouso prolongado da articulação.
Os tumores malignos são divididos em diferentes classes, com características e evolução próprias, entretanto, na sua maioria, se apresentam como uma ferida de difícil cicatrização. Somente um médico especializado, dermatologista, é capaz de o diagnóstico correto para esses casos.
Por vezes, devido à grande variedade de possibilidades, é necessário um exame de biópsia para definição do diagnóstico e tratamento. Procure um médico dermatologista para avaliação e conduta.