Tenho caroços dos dois lados do pescoço e feridas no couro cabeludo. O que pode ser?

fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Esses caroços dos dois lados do pescoço provavelmente são "ínguas" decorrentes das feridas no couro cabeludo, ou seja, devem ser os gânglios linfáticos do pescoço que estão inchados devido à infecção no couro cabeludo, semelhante ao que se verifica quando se está com amigdalite.

No entanto, existem muitas outras causas de nódulos ou caroços no pescoço. A mais comum são os gânglios linfáticos aumentados devido a infecções bacterianas ou virais, câncer, entre outros.

caroços nos músculos do pescoço, geralmente na parte da frente, que são causados ​​por lesões ou torcicolo, enquanto que a maioria dos caroços na pele ou logo abaixo dela é causada ​​por cistos, como os cistos sebáceos, por exemplo.

Publicidade

Doenças ou câncer da tireoide também podem produzir um ou mais nódulos no pescoço, além de inchaço local.

Em crianças, a maioria dos caroços no pescoço tem como causa infecções tratáveis, embora o tratamento deva começar rapidamente para prevenir complicações ou propagação da infecção.

Nos adultos, quanto mais avançada for a idade, maior é a probabilidade de que o caroço no pescoço seja um câncer, principalmente em indivíduos que fumam ou bebem em excesso. No entanto, a maioria desses nódulos não é câncer.

Todo e qualquer tipo de caroço ou nódulo no pescoço deve ser avaliado pelo/a médico/a. Recomenda-se consultar o/a clínico geral ou médica/o de família que, dependendo da avaliação clínica, poderá ou não encaminhar para um/a outro/a especialista.