A água no ouvido é uma situação comum, principalmente em pessoas que passam mais tempo imersas na água, como frequentadores de piscinas, praias e atletas profissionais de esportes aquáticos.
Contudo, a água deve ser eliminada o quanto antes, para evitar complicações como a dor de ouvido e infecções (otite).
Na grande maioria das vezes a água é eliminada espontaneamente, mas quando isso não acontece, é preciso tomar algumas medidas simples, como deitar-se de lado, virar a cabeça e realizar estímulos, além do uso seguro de secador de cabelo.
1. Deitar de lado
Deitar com a cabeça virada para o lado que está com a água é a medida mais simples e bastante eficaz. O ouvido obstruído com água precisa estar virado para baixo, e permanecer assim por alguns minutos, para facilitar, com a força da gravidade, a eliminação da água.
2. Virar a cabeça e dar pancadinhas de leve
Virar a cabeça de lado, com o lado do ouvido obstruído para baixo e dar ligeiras pancadinhas por trás do ouvido, também ajuda no deslocamento da água, através da vibração que o estímulo causa, e com isso auxilia na saída da água acumulada.
3. Usar o secador de cabelos
O uso do secador de cabelos é mais uma medida indicada pelos especialistas, porque o calor do aparelho promove a evaporação da água. O secador deve ser ligado na menor potência, mas com vento quente, colocar distante do ouvido pelo menos um palmo e fazer movimentos circulares, para não queimar a região externa.
Geralmente, dentro de poucos minutos percebe-se o alívio do incomodo pela evaporação da água.
Como retirar a água do ouvido do bebê?
Para os bebês, é indicado o uso de uma toalha ou lenço, e secar o ouvido apenas até onde o dedo alcança. Não deve inserir hastes ou pingar qualquer produto.
Se não houver melhora, ou o bebê estiver incomodado, é preciso levar ao pediatra ou otorrinolaringologista para uma avaliação.
O que não devo fazer?
Tão importante quanto saber o que fazer para retirar a água do ouvido, é saber o que não deve fazer, o que pode ser prejudicial para o seu ouvido e a sua audição.
- Não pingar nada dentro do ouvido e
- Não usar hastes com algodão!
Pingar produtos dentro ouvido, mesmo que sejam substâncias "naturais", sem prescrição médica, pode ser prejudicial a sua audição e a sua saúde. Dependendo do que ocorreu dentro do ouvido, da proteção e integridade do tímpano, pode desencadear um processo infeccioso, e correr risco de sérias complicações, inclusive a perda da audição;
As hastes de algodão, embora seja um hábito bem comum na população, é contraindicado pelos especialistas, por aumentar o risco de infecções, feridas e perfuração do tímpano, a película que protege o ouvido interno.
Quando procurar um médico?
O otorrinolaringologista deve ser procurado na suspeita de infecção ou se a dor persistir mesmo após os cuidados orientados. Sendo assim no caso de:
- Febre (acima de 37,8º)
- Dor no ouvido com saída de secreção
- Dor associada a surdez (que acontece de repente)
- Dor por mais de 2 dias, sem melhora com os cuidados descritos e analgésicos.
A infecção do ouvido (otite) que pode evoluir com meningite e levar ao óbito, especialmente em crianças pequenas ou pessoas com imunidade comprometida.
Portanto, na suspeita de otite, procure imediatamente um atendimento médico.
Leia também: Água oxigenada no ouvido faz mal? É verdade que cura gripe?
Referência:
ABORL CCF - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia cranio-facial.