O que significa colecistite crônica?

Minha mãe fez uma cirurgia da vesícula e na biópsia deu colecistite crônica.
O que é isso?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Significa que havia uma inflamação crônica na vesícula biliar. Caso ela já tenha retirado a vesícula através da cirurgia, e no laudo da biópsia veio de significativo apenas esse resultado, o problema já foi resolvido, basta recuperar-se da cirurgia.

A colecistite crônica é um termo que se refere a inflamação da vesícula biliar que ocorre por um longo período de tempo.

Quais são as causas de colecistite crônica?

As principais causas de colecistite crônica são a presença de cálculos biliares (pedras na vesícula) ou a ocorrência de vários episódios de colecistite aguda, ou seja, vários episódios momentâneos de inflamação da vesícula.

Quais são os sintomas da colecistite crônica?

As pessoas com colecistite crônica costumam apresentar episódios de dor recorrente, que não costumam durar muito tempo, mas retornam frequentemente. Pode ser que o abdômen na sua parte superior fique mais sensível e a pessoa apresente dor ao toque dessa região. É comum também a presença de sintomas de náuseas e enjoos.

Qual o tratamento da colecistite crônica?

Se a causa da colecistite crônica for a presença de cálculos biliares o tratamento é a cirurgia de colecistectomia, em que se retira totalmente a vesícula biliar. A cirurgia pode ser realizada através de videolaparoscopia ou pela via aberta.

Ultimamente a via cirúrgica mais utilizada é a videolaparoscópica, em que são realizadas pequenas incisões no abdômen e introduzida uma pequena câmera por onde o cirurgião vê o interior da cavidade abdominal.

Para mais informações consulte o seu médico de família, clínico geral ou médico cirurgião.