Perguntar
Fechar

Como tratar uma picada de marimbondo?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O tratamento para a picada de marimbondo na maioria das vezes consiste em medidas de higiene e compressa gelada. Porém, em alguns casos pode evoluir com reação alérgica grave, e nesse caso é indicado procurar um atendimento médico com urgência.

O que fazer na picada de marimbondo?

1. Lavar a picada com água e sabão

A primeira medida a ser tomada é lavar o local com água e sabão, para evitar a entrada de germes e uma infecção no local.

2. Colocar gelo ou compressa gelada

Para aliviar os sintomas é indicado aplicar gelo ou compressa gelada sempre que sentir dor, ou desconforto, pelo menos 3 a 4x ao dia.

3. Manter o membro elevado

Elevar o membro onde ocorreu a picada também ajuda a reduzir o edema e aliviar os sintomas. A mão, por exemplo, pode aumentar consideravelmente de tamanho, causando dor e dificuldade de realizar atividades simples do dia a dia, como a higiene pessoal.

4. Pomadas antialérgicas

O uso de pomadas antialérgicas podem ser indicadas, com o objetivo de reduzir a reação alérgica ao veneno injetado pelo marimbondo, com isso reduz a dor e o edema local.

5. Corticoide e Antialérgico venoso - nos casos de reação alérgica grave!

Embora na maioria das vezes os sintomas sejam apenas locais e o tratamento descrito seja suficiente, alguns casos podem evoluir com uma reação alérgica mais grave, inclusive com risco de vida, se não for tratado rapidamente.

A reação alérgica grave, chamada choque anafilático, pode causar a morte se não for rapidamente tratada. O tratamento é feito com uso de corticoides e antialérgicos pela veia, em ambiente hospitalar.

Na suspeita de alergia, procure imediatamente uma emergência médica.

Quando procurar uma emergência?

  • Pessoas sabidamente alérgicas a insetos, como as abelhas, vespas e marimbondos,
  • Na presença de sintomas de alergia (inchaço na boca e no rosto, coceira, formigamento na pele, sensação de bolo na garganta e falta de ar),
  • Inchaço, dor e vermelhidão que durem mais de 1 semana.

Sintomas de picada de marimbondo

  • Dor intensa no local
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Reação alérgica (mais raramente)
Picada de marimbondo
Vermelhidão e inchaço devido à picada de marimbondo.

Além dos sintomas habituais, na reação alérgica grave (choque anafilático), pode ocorrer um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Inchaço importante nos lábios e rosto,
  • Coceira,
  • Chiado no peito, tosse,
  • Suor frio, calafrios,
  • Sensação de bolo na garganta e falta de ar.

Esses sinais e sintomas podem aparecer segundos após ou picada, ou até uma hora após a exposição ao veneno do inseto. Importante estar atento e na presença de um desses sintomas, procurar imediatamente uma emergência.

Quais são os tipos de marimbondos?

Os tipos de marimbondos mais encontrados no Brasil são o Marimbondo cavalo, Marimbondo amarelo e o Marimbondo mamangava.

Todas as espécies são consideradas pouco agressivas, os acidentes e ferroadas acontecem quando se sentem incomodados ou ameaçados.

Portanto, é importante manter-se afastado das colmeias e ninhos desses insetos, além de evitar situações que os incomode, como perfumes e cheiros fortes. Também não é indicado atear fogo nos ninhos, porque a fumaça torna os marimbondos mais agressivos.

Se encontrar um ninho de marimbondos é importante manter-se afastado e pedir ajuda de uma equipe especializada em eliminar esses insetos.

Qual a diferença da picada de abelha e do marimbondo?

A principal diferença entre as picadas de abelha e marimbondo, é que no caso da abelha, o inseto deixa o seu ferrão no local da picada, com uma bolsa de veneno que vai sendo liberado enquanto estiver na pele da pessoa.

O marimbondo não libera o seu ferrão, com isso transmite menos veneno, mas pode picar diversas vezes.

Sendo assim, na picada de abelha é fundamental como primeira medida, retirar o ferrão da pele, para interromper a entrada das toxinas no organismo. Na picada de marimbondo, não haverá o ferrão ou não tem urgência para retirá-lo.

As demais recomendações são as mesmas. Lavar com água e sabão, aplicar compressas geladas e elevar o membro. Pomada de antialérgico para acelerar a melhora dos sintomas e no caso de sintomas alérgicos, procurar uma emergência.

Veja também o que fazer no caso de uma reação alérgica no artigo: O que fazer em caso de reação alérgica?

Referência:

  • Biblioteca Visrtual em Saude (BVS) - Ministério da Saúde do Brasil.
  • ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.