Perguntar
Fechar

Qual pomada usar para picada de insetos?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

As pomadas mais usadas são as pomadas com corticoides, as pomadas antialérgicas e aquelas com substâncias naturais, que acalmam a pele, como a cânfora e a calamina.

A pomada de corticoides têm uma resposta mais rápida e eficaz, mas não deve ser usada em grande quantidade ou por mais de 5 dias consecutivos, devido aos efeitos colaterais da medicação.

Por isso, quando são muitas picadas ou para pessoas que têm frequentemente esse problema, o recomendado é optar por pomadas antialérgicas ou naturais. No entanto, se houver sinais de infecção, como vermelhidão, calor local, dor ou secreção amarelada, a melhor opção são as pomadas com antibióticos.

Na dúvida, converse com o seu médico de família ou dermatologista.

Pomadas para picada de inseto e como usar
Pomadas Como usar

Corticoide:

Cutisone®, Topison®, Advantan®, Benevat®, Betaderm® e Betnovate®

Aplicar pequena camada, uma a 2 vezes ao dia, por 5 dias.

Antialérgico:

Andontol®, Caladryl®, Polaramine®, Fenergan®

Aplicar pequena camada, 2 a 3 vezes ao dia, por 5 a 7 dias.

Naturais:

Minancora® e Fisiogel®

Aplicar pequena camada, 2 a 3 vezes ao dia, por 5 a 7 dias.

Antibiótico:

Bactroban®, Verutex®, Nadiclox®, (Mupirocina ou Ácido fusídico)

Aplicar pequena camada, uma a 2 vezes ao dia, por 4 a 5 dias consecutivos.

Outras substâncias antibióticas tópicas, a princípio, não são indicadas para feridas infectadas, devido o risco de aumentar a ferida.

O antibiótico, mesmo em pomada, precisa de receita controlada para compra, por isso se houver sinais de infecção, procure o quanto antes um médico de família ou dermatologista para avaliação e prescrição da receita.

O que fazer no caso de uma picada de inseto

  • Colocar gelo no local
  • Limpar a ferida
  • Aplicar pomada

Nunca aplicar pomada na mão de uma criança. A criança pode coçar os olhos ou levar a mão à boca enquanto espalha o produto e com isso apresentar sinais de intoxicação. Nenhuma pomada deve ser ingerida.

Qual remédio usar para picada de insetos?

No caso de feridas grandes ou com coceira intensa, o tratamento pode incluir medicamentos orais, sendo os mais usados: Hixizine®, Polaramine®comprimido ou solução, Allegra® e Loratadina®.

Com evitar a picada de inseto?

As medidas mais indicadas são o uso regular de: tela (mosquiteiro), repelentes e roupas adequadas quando estiver em ambientes ao ar livre, principalmente região tropical e estações do ano mais quentes.

Evitar o uso de desodorantes, perfumes e cremes perfumados e horários de maior atividade de insetos, como o nascer e o pôr do sol, também são medidas eficazes contra picadas.

Se mantiver placas, coceira ou sinal de infecção nas feridas (vermelhidão, dor ou secreção amarelada), procure rapidamente um serviço médico. A infecção é uma complicação das feridas de picadas de insetos, que deve ser tratada com antibióticos.

Saiba mais sobre esse tema nos artigos:

Picada de borrachudo é perigosa?

Como tratar uma picada de marimbondo?

Percevejo: o que fazer em caso de picada e como prevenir?

Referência:

SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) - Departamento Científico de Dermatologia. Dez, 2016.

FIOCRUZ - Ministério da Saúde do Brasil.