Pode-se estar grávida sem sintoma algum, só atraso menstrual?
eu namoro há 5 anos e minha namorada nesses 5 anos tomou anticoncepcional corretamente. Mas, em dezembro, terminamos nosso namoro e com isso ela parou de tomar o remédio. Quando foi final de janeiro, voltamos o nosso namoro e começamos a ter relação sexual com certa frequência. Porém, sem preservativo algum. A menstruação dela em fevereiro veio com 3 dias de atraso. Em março a menstruação dela não veio e hoje completa 22 dias de atraso, só que ela não tem sintoma algum de gravidez. Foi feito o teste de farmácia e deu negativo, porém estamos com essa dúvida. Será que ela pode estar grávida sem sintoma algum, só com o atraso?
Sim. É possível estar grávida sem sintoma algum, apenas atraso menstrual. Os primeiros sintomas de gravidez começam a surgir a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação. Portanto, antes disso, a mulher não apresenta nenhum sintoma da gravidez.
Vale lembrar que atrasos menstruais de 7 ou 8 dias são bastante frequentes e muitas vezes não são sinal de gravidez. Para suspeitar de gravidez, a menstruação deve estar atrasada pelo menos 15 dias, que é o seu caso (22 dias).
Contudo, se a mulher tiver o ciclo menstrual bem regular, 5 dias de atraso da menstruação já podem ser suficientes para se desconfiar de gravidez.
Quais são os primeiros sintomas de gravidez?
Em geral, o primeiro sintoma da gravidez é a ausência de menstruação ou atraso menstrual detectado quando a menstruação não vem no período esperado. Durante o período em que a menstruação não vem, podem ocorrer pequenos sangramentos, porém diferentes do sangramento normal da menstruação.
Após esse sintoma, outros podem ser percebidos no início da gestação, como: náuseas, vômitos, aumento da sensibilidade nas mamas, aumento da frequência urinária e cansaço.
Esses sintomas de gravidez aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, aproximadamente entre 7 a 14 dias após o dia esperado de vir a menstruação.
Algumas mulheres podem não sentir sintoma algum mesmo após esse período.
Outros sintomas menos frequentes também podem estar presentes no início da gravidez, como cólicas e sangramentos, sobretudo quando ocorre a implantação do óvulo fecundado no útero.
Também pode haver desejo por determinados alimentos, sonolência durante o dia e alterações no paladar e no olfato.
Os enjoos geralmente começam a surgir no 1º ou 2º mês de gravidez e nem todas as gestantes apresentam esse sintoma. Porém, algumas mulheres podem ter enjoos e vômitos logo no início da gestação.
Conforme a gravidez evolui, outros sinais e sintomas vão aparecendo, como inchaço abdominal, constipação intestinal, azia, desconforto na região inferior do abdômen, alterações de humor, falta de ar e tonturas.
Atraso menstrual é sempre sinal de gravidez?
Não, o atraso menstrual nem sempre é sinal de gravidez. Existem diversas causas para o atraso da menstruação, como ansiedade, estresse, suspensão do uso da pílula anticoncepcional, emagrecer ou engordar muito em pouco tempo, obesidade, magreza extrema, anorexia, hipo ou hipertireoidismo, síndrome dos ovários policísticos e menopausa.
Existem ainda outras condições que podem atrasar a menstruação, como doenças, infecções, uso de certos medicamentos e excesso de exercício físico.
Por isso, no caso de atraso menstrual, procure um serviço de saúde para uma avaliação ou detecção de gravidez.
Pode lhe interessar também:
Posso estar grávida? Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?
Posso estar grávida com 5 dias de atraso da menstruação?