Perguntar
Fechar

Posso estar grávida com 5 dias de atraso da menstruação?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Pode sim. O atraso menstrual é o primeiro e mais importante sinal de gravidez. O tempo considerado atraso menstrual, em média, são mais de 10 a 15 dias, porém nas mulheres em que o ciclo menstrual é bastante regular, cinco dias já podem configurar atraso menstrual sim.

Vale lembrar que o atraso menstrual ocorre com frequência nas mulheres, por diversas outras causas que não a gravidez; por exemplo, na ansiedade, estresse, exercícios físicos em excesso, uso de certos medicamentos, como estimulantes ou para emagrecimento; em doenças que levam a alterações hormonais entre outras.

Leia também: O que pode atrasar a menstruação?

O ideal é que realize um teste de confirmação de gravidez, podendo ser o teste de farmácia, que não necessita de pedido médico, ou o teste de sangue, com dosagem de Beta HCG, é sem dúvida o teste mais específico, entretanto necessita de avaliação e pedido médico para realizá-lo.

Toda e qualquer tipo de alteração na menstruação deve ser comunicado ao médico ginecologista para que a causa seja devidamente diagnosticada e orientada.

Também pode lhe interessar: