Não existe problema em tomar vacinas quando se está com sintomas de gripe. Mas é contraindicado tomar qualquer vacina no caso de se ter uma infecção confirmada ou febre. Nesse caso, o recomendado é adiar a vacinação, especialmente porque os sintomas da doença podem ser confundidos com os efeitos adversos da vacina.
Ainda assim, existem algumas condições nas quais a vacinação é contraindicada:
- Alergias aos componentes da vacina (alguns exemplos são substâncias do ovo, proteínas de galinha, brometo de cetil-trimetil-amônio / CTAB, polissorbato 80, sulfato de bário timerosal, canamicina, sulfato de neomicina ou antibióticos da mesma classe, formaldeído, Triton-X-100 / octoxinol 9);
- Febre (acima de 38,5 graus);
- No caso da vacina contra COVID-19, se tem confirmação ou suspeita de estar infectado pela doença;
- No caso da vacina contra a gripe, se apresentou a síndrome de Guillain Barré em um período de 6 semanas após uma vacinação anterior contra a gripe.
Além dessas, cada vacina tem recomendações específicas. Por isso, fale com o médico se tiver alguma doença conhecida, se estiver tomando algum medicamento ou se já tiver apresentado reação alérgica, principalmente a alguma vacina.
No caso de querer tomar a vacina contra o novo coronavírus e a vacina contra a gripe no mesmo momento, cada uma deverá ser aplicada em partes diferentes do corpo.
Leia também:
Referência:
World Health Organization. Newsroom. Question and Answers. Coronavirus disease (CIVID-19): Vaccines
Bula da vacina contra influenza trivalente (fragmentada e inatvada). Instituto Butantan.
Bula do Vacina Influenza Trivalente (Subunitária, Inativada). Medstar.