Perguntar
Fechar

Posso fazer o teste de gravidez de farmácia antes do atraso?

Posso fazer o teste de gravidez de farmácia mesmo antes do atraso menstrual. Qual a percentagem de chance de dar certo?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Pode fazer o teste de gravidez de farmácia a qualquer momento. Se der positivo, é de certa forma um resultado confiável e, se der negativo, ainda assim ficará em dúvida e terá que repetir após alguns dias caso a menstruação atrase. Por isso, espera-se a menstruação atrasar.

O ideal é esperar pelo menos 8 dias de atraso menstrual para fazer o teste de farmácia. Isso porque só depois de 8 dias após a concepção os níveis do hormônio beta-hCG estão altos o suficiente para serem detectados nesse tipo de teste de gravidez. Lembrando que o beta-hCG só é produzido pela mulher durante a gravidez.

Teste de gravidez de farmácia

Por essa razão, fazer o teste antes do atraso da menstruação pode muito facilmente dar resultados falso-negativos, ou seja, a mulher pode estar grávida e o resultado dar negativo, já que os níveis de beta-hCG estão ainda muito baixos.

Quantos dias depois da relação posso fazer o teste de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia deve ser feito pelo menos 8 dias a 15 dias depois da relação. É a partir do momento da concepção que os níveis de hormônio beta-hCG começam a aumentar. Só 8 dias depois da relação, ou seja, após a concepção, os níveis desse hormônio já estão altos o suficiente para serem detectados no teste de farmácia. O ideal é esperar pela menstruação. Se o período atrasar uma semana, faça o teste.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Sim, o teste de gravidez de farmácia é confiável. Se o resultado do teste for positivo e a menstruação estiver atrasada, existe uma grande possibilidade da mulher estar mesmo grávida.

Os resultados falso negativos são mais comuns nasprimeiras semanas de gravidez, quando os níveis de beta-hCG ainda estão muito baixos para o hormônio ser detectado na urina.

O teste de gravidez de farmácia também pode dar resultados alterados se não for realizado da forma correta.

Nesses casos, o indicado é esperar mais alguns dias e repetir o teste ou fazer o exame de gravidez em laboratório.

Para maiores esclarecimentos sobre quando fazer o teste de gravidez, consulte um médico de família, um clínico geral ou um ginecologista.