Diferentes doenças e condições podem causar o sintoma de tontura, como distúrbios do labirinto, distúrbios metabólicos, hipotensão e arritmia, desidratação, enxaqueca ou mesmo crises de ansiedade ou uso de medicamentos.
Para se determinar qual a possível causa da tontura é importante estar atento a outros sintomas que podem acompanhar esse sintoma, como dor de cabeça, enjoos, desequilíbrio, perda de audição ou turvação visual.
As características da tontura são importantes na avaliação diagnóstica e ajudam o médico a descobrir a causa provável da tontura, por exemplo, se a tontura é rotatória, se surge repentinamente ou se assemelha a um desequilíbrio.
Doenças que causam tontura e dor de cabeça
As principais causas de tontura e dor de cabeça são a enxaqueca e a cefaleia tensional. Nesses quadros também podem estar presentes náuseas e vômitos.
Outros tipos de cefaleias e doenças também podem causar sintomas semelhantes. É comum a ocorrência de tontura e dor de cabeça em pessoas com distúrbios visuais.
Quando a dor de cabeça e a tontura são demasiadamente intensas e vem acompanhadas de outros sintomas como febre e rigidez de nuca, uma possibilidade é a meningite.
Em algumas situações em que ocorrem outros sintomas neurológicos ou vômitos pode se suspeitar de doenças de maior gravidade como tumores e aneurismas.
Doenças que causam tontura e sensação de mal-estar ou fraqueza
A tontura que vem acompanhada de mal-estar ou fraqueza pode ter diferentes causas, entre as mais frequentes destacam-se:
- Hipoglicemia: é mais comum em pessoas com diabetes mellitus em uso de insulina.
- Hipotensão: pode ocorrer em situações de aglomeração de pessoas, alta temperatura, ambientes fechados ou exposição excessiva ao sol.
- Reflexo vaso-vagal: pode ocorrer em situações onde há dor intensa, contato com sangue, odores fortes, emoções intensas.
Doenças que causam tontura e tremedeira
A tontura pode vir acompanhada de tremores, principalmente quando está associada a distúrbios metabólicos e endócrinos.
Os distúrbios metabólicos que mais frequentemente causam tontura e tremores são:
- Hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue);
- Hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue);
- Desidratação;
- Hipertireoidismo (aumento dos hormônios tireoidianos).
Doenças que causam tontura e enjoos
Tontura e enjoo são sintomas que aparecem em uma grande variedade de situações, a própria tontura desencadeia náuseas ou mesmo vômitos.
Alguns exemplos de causas de tonturas e enjoos são:
- Gravidez;
- Alterações da pressão arterial;
- Crise de ansiedade;
- Enxaqueca ou cefaleia tensional;
- Labirintite e outros distúrbios do labirinto;
- Uso de medicamentos.
Leia também: Tontura e enjoo, saiba as principais causas
Doenças que causam tontura repentina
Uma frequente causa de tontura repentina que surge rapidamente e dura geralmente pouco tempo é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB).
A VPPB é um distúrbio benigno caracterizado por uma vertigem repentina, ou seja, pela sensação de que tudo gira ao redor.
Esse sintoma é desencadeado por alterações bruscas de posicionamento da cabeça, por exemplo, ao virar para o lado.
Doenças que causam tontura e sintomas auditivos
A tontura que vem acompanhada de sintomas auditivos como diminuição ou perda da audição, zumbido pode sugerir distúrbios no labirinto, entre os mais comuns destacam-se:
- Labirintites infecciosas: doença que consiste na inflamação e infecção do labirinto desencadeando tontura, dor de cabeça, zumbido no ouvido e desequilíbrio;
- Doença de Menieré: doença que causa perda de audição, zumbido e tontura importantes.
Doenças que causam tontura ao levantar
Uma forma de tontura também muito frequente, principalmente em idosos, é a tontura ao levantar rapidamente, geralmente esta tontura se deve a um quadro de hipotensão postural.
A hipotensão postural é caracterizada por uma queda importante da pressão arterial quando se levanta, e um dos seus principais sintomas é a tontura, além de escurecimento ou turvação visual.
Por conta da grande variedade de possíveis causas de tontura, os episódios de tontura, que se tornam constantes e persistentes e vem acompanhados de outros sintomas, devem ser avaliados por um médico.
Através de uma avaliação médica é possível chegar ao diagnóstico correto da causa de tontura e ser orientado sobre o melhor tratamento.
Causas mais e menos frequentes de tontura
Entre as causas mais frequentes de tontura estão:
- Enxaqueca;
- Estresse ou ansiedade;
- Distúrbios do labirinto (Labirintite, Vertigem Paroxística Benigna, Doença de Menieré, entre outras);
- Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia);
- Hipotensão postural;
- Desidratação;
- Insuficiência vertebrobasilar.
Outras causas menos frequentes são:
- Uso de medicamentos, como antidepressivos ou remédios para pressão alta;
- Uso de álcool e outras drogas;
- Arritmias cardíacas e outras doenças cardíacas.
Algumas outras situações são mais raras, mas podem também em algumas situações levar ao aparecimento do sintoma de tontura como a presença de distúrbios visuais ou mesmo de tumores cerebrais.
Caso apresente tontura constante consulte o seu médico de família ou clínico geral para uma avaliação inicial.
Também pode ser do seu interesse:
Sinto uma tontura constante, o que pode ser?
Tonturas, naúseas, sonolência e fraqueza, pode ser labirintite?