O conjunto de sintomas que inclui vômito e diarreia geralmente sugere um quadro de gastroenterite.
No entanto, outras doenças e condições que também pode causar sintomas de diarreia e vômitos incluem: doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn, retocolite ulcerativa), síndrome do intestino irritável, uso de certos medicamentos (como antibióticos), intolerância a lactose, entre outras.
O que é a gastroenterite e quais os seus sintomas?
A gastroenterite corresponde a uma inflamação do trato gastrointestinal, provocada por agentes patogênicos como vírus, bactérias, protozoários ou toxinas alimentares.
Os principais sintomas da gastroenterite são:
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Febre.
Algumas pessoas podem ainda queixar-se de dor de cabeça, fraqueza ou mal-estar.
O sintoma de tontura embora menos frequente também pode estar associado a gastroenterites, principalmente quando a pessoa encontra-se desidratada.
A desidratação é um dos principais riscos da gastroenterite, é ocasionada pela perda de líquidos através da diarreia e do vomito. A desidratação pode agravar o sintoma de tontura. Outros sintomas da desidratação são:
- Cansaço;
- Sede intensa;
- Boca, lábios e olhos secos;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça.
Por isso, o tratamento da gastroenterite consiste basicamente em manter uma ingestão adequada de líquidos de modo a impedir a desidratação.
É importante beber de 2 a 3 litros de água por dia e manter uma alimentação leve com alimentos como arroz, maçã, banana, canja e pão ou cereais cozinhados. O uso de soro de hidratação pode ser necessário em alguns casos.
O uso de medicamentos antibióticos só está indicado em casos muito específicos, geralmente não são necessários.
Medicamentos antieméticos, que controlam o vômitos, podem ser usados quando os episódios de vômitos estão muito frequentes. Medicamentos antidiarreicos não estão indicados.
Caso apresente sintomas de tontura, vômitos e diarreia persistentes consulte um clínico geral ou médico de família para uma avaliação.