Perguntar
Fechar

Quais os riscos do cateterismo cardíaco?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O cateterismo cardíaco, conhecido também por angiografia coronária, é um procedimento relativamente seguro, devido a evolução das máquinas e materiais utilizados, além da experiência adquirida pelas equipes ao longo do tempo.

Porém, como todo procedimento cirúrgico, apresenta seus riscos, e neste caso podemos destacar como os riscos mais comuns:

  • Sangramento e infecção no local da entrada do cateter;
  • Queda da pressão arterial durante o procedimento;
  • Lesões nos vasos sanguíneos examinados, causando hemorragias;
  • Reação alérgica ao contraste utilizado durante o exame;
  • Arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular);
  • Formação de coágulos, causando obstruções como: AVC (derrame cerebral) e Infarto agudo do miocárdio (IAM); e
  • Derrame pericárdico (acúmulo de sangue ao redor do coração), impedindo batimento cardíaco normal.

Entretanto, o risco de complicações graves, como infarto, derrame cerebral e ou sangramentos durante e/ou após um cateterismo, são raros, atualmente ocorrem em menos de 1% dos casos.

Nos casos de cateterismo cardíaco programado, sem ser em caráter de urgência, esses riscos são ainda menores, visto que haverá tempo para estabilizar, na medida do possível, os fatores de risco pré-existentes.

Cateterismo cardíaco: O que é, como é feito e quais são os riscos

Contudo, os riscos podem estar aumentados nos casos de:

  • Portadores de diabetes, principalmente quando a doença está mal controlada;
  • Portadores de doença renal;
  • Indivíduos com mais de 75 anos e
  • Pacientes mais graves, em fase aguda de infarto do miocárdio por exemplo.

O que é cateterismo cardíaco?

O cateterismo cardíaco é um exame invasivo que serve para detectar obstruções nas artérias do coração, tratar essas obstruções ou verificar o funcionamento do músculo e das válvulas cardíacas.

Como é feito o cateterismo cardíaco?

O cateterismo cardíaco é realizado através da introdução de um cateter flexível e específico, em um dos vasos sanguíneos do braço ou da perna do paciente, que será conduzido até o coração, guiado por imagens geradas por um aparelho especial de raio-x.

Durante a realização do cateterismo, são aplicadas injeções de contraste pelo cateter, permitindo ao médico visualizar o trajeto até as artérias coronárias e as estruturas internas do coração.

O tempo de duração do cateterismo cardíaco costuma ser inferior a 30 minutos. Porém, após o procedimento, é necessário permanecer em repouso absoluto no hospital durante cerca de 6 horas. Só após esse período de recuperação e observação, a pessoa poderá voltar para casa.

Para mais informações sobre cateterismo cardíaco, procure o seu médico de família, um clínico geral ou um cardiologista.

Também pode lhe interessar: O que é cateterismo cardíaco?