Quais os sintomas da laringite?
Os sintomas da laringite incluem rouquidão e alterações vocais, perda abrupta da voz, dor na garganta, dificuldade para engolir, febre, tosse seca, garganta seca e dificuldade para respirar (laringite bacteriana).
Porém, os sintomas mais característicos da laringite são a rouquidão e as alterações da voz, uma vez que a laringe é onde estão localizadas as cordas vocais. Assim, quando a laringe está inflamada, as cordas vocais ficam inchadas e vibram de outra forma, deixando a pessoa rouca.
A laringite aguda é a principal causa de rouquidão e perda repentina da voz, sendo na maioria das vezes provocada por uma infecção viral.
As laringites agudas também podem surgir depois de gripes ou resfriados mal curados, provocando sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor no corpo, tosse seca, nariz entupido e coriza.
As laringites bacterianas são bem mais raras que as virais e frequentemente estão associadas à dificuldade respiratória, o que requer uma avaliação médica urgente. O/a paciente pode apresentar também tosse produtiva e dor para engolir e falar.
O que é laringite e quais são as causas?
A laringite é uma inflamação da laringe, localizada na porção final da garganta. Pode ser causada por vírus, bactérias ou irritação na laringe.
Pessoas que estão constantemente expostas a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, ou que apresentam uma produção excessiva de ácido no estômago, têm mais chances de desenvolver laringite.
As infecções respiratórias, a bronquite, a sinusite e o uso excessivo da voz também constituem fatores de risco para o desenvolvimento da laringite.
A laringite crônica pode durar semanas e está diretamente relacionada com o consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar. Esse tipo de laringite também pode ser causado por câncer de laringe, refluxo gastroesofágico, doenças autoimunes, entre outras.
A laringite também pode ser provocada por refluxo. Nesses casos, a inflamação tem como causa a subida constante do conteúdo ácido do estômago para a garganta.
Qual é o tratamento para laringite?
O tratamento da laringite pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos ou corticoides, de acordo com a causa e o tipo de laringite.
Muitas vezes, a laringite resolve-se espontaneamente apenas com alguns cuidados e algumas medidas, como descansar a voz, manter o ambiente constantemente úmido (de preferência com umidificador), não pigarrear, beber bastante água, não fumar e evitar permanecer em ambientes com fumaça de cigarro.
Se a laringite for causada por refluxo gastroesofágico, o tratamento deve incidir sobre o refluxo.
Casos de laringite crônica decorrente do uso excessivo da voz podem necessitar de cirurgia, quando as cordas vocais estão danificadas. Também é importante fazer um tratamento para a voz nesses casos.
Na presença de algum desses sintomas ou em caso de rouquidão sem uma causa aparente, procure o/a médico/a de família, clínico/a geral ou otorrinolaringologista para uma avaliação adequada.