Os sintomas de hérnia de disco podem incluir dor no pescoço ou na coluna lombar, formigamentos, alteração de sensibilidade e até perda de força muscular em braços ou pernas.
No caso da hérnia de disco lombar, os sintomas podem incluir:
- Dor na coluna lombar (região inferior das costas), que pode irradiar para o glúteo, região posterior da coxa, perna e pé (dor ciática);
- Dor lombar ao se movimentar, fazer esforços ou levantar objetos;
- Formigamento em coxa, perna ou pé;
- Alterações de sensibilidade de um membro inferior;
- Perda de força muscular de um membro inferior.
As hérnias de disco da coluna lombar frequentemente estão associadas a sintomas que envolvem o nervo ciático.
Já a hérnia de disco cervical pode causar os seguintes sintomas:
- Dor no pescoço que pode irradiar para ombro, braço, mão e dedos;
- Formigamentos no pescoço, braço, mão ou dedos;
- Alterações de sensibilidade de um membro superior;
- Perda de força de um membro superior.
As hérnias de disco nem sempre manifestam sintomas, quando existem, variam conforme a área do nervo que está sendo comprimida pela hérnia.
A dor pode ser leve, moderada ou incapacitante. Nos casos mais graves, o comprometimento do nervo pode levar à perda de força muscular, perda do movimento de um membro.
O que é Hérnia de Disco?
Hérnia de disco é o extravasamento do núcleo gelatinoso do disco intervertebral que fica entre as vértebras da coluna e atua como um amortecedor.
O rompimento do disco e o consequente extravasamento do seu núcleo pode ocorrer devido a esforços, movimentos bruscos, envelhecimento, má postura, entre outras causas.
Os sintomas da hérnia disco surgem devido à compressão que o núcleo gelatinoso provoca nas raízes dos nervos que saem da medula espinhal.
O diagnóstico da hérnia de disco é feito através de exames de imagem (RX, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, sendo o último o exame mais específico e definitivo para avaliar não só a hérnia, mas o grau de compressão e comprometimento do nervo.
O tratamento inclui repouso absoluto, medicamentos relaxantes musculares e anti-inflamatórios associados a fisioterapia, visando fortalecimento muscular e repostura (RPG). Para a hérnia cervical está indicado ainda o colar cervical, para auxiliar no repouso local. E apenas nos casos sem melhora, ou casos com risco de sequelas neurológicas, está indicado tratamento com cirurgia.
Os pacientes com hérnia de disco devem ser acompanhados preferencialmente por um/a médico/a neurologista ou neurocirurgião/ã.
Leia também:
Hérnia de disco tem cura? Qual o tratamento?