Qual a diferença entre os remédios "originais" e genéricos?
Remédios originais são geralmente vinculados à uma marca e, portanto, apresentam um nome original que apenas essa determinada marca possui. Como a marca possui a propriedade da medicação, o remédio é vendido a um preço superior comparado ao remédio genérico.
Remédios genéricos são cópias dos remédios originais apresentando um preço mais acessível. O medicamento genérico possui o mesmo princípio ativo do remédio original, contendo os mesmos ingredientes na fórmula. Sendo assim, ele faz o mesmo efeito programado.
No Brasil, o rótulo do medicamento genérico vem marcado com uma tarja amarela e a letra G maiúscula identificando que aquele medicamento trata-se de um medicamento genérico.
Nem toda medicação possui uma correspondente genérica. No momento da compra, vale a pena solicitar ao farmacêutico a medicação genérica pois assim reduzirá o seu gasto.
O remédio genérico apresenta a mesma dose do remédio original e faz o mesmo efeito. Por isso, dentro do prazo de validade, o remédio genérico pode ser usado normalmente.