Perguntar
Fechar

Qual a diferença entre HPB e câncer?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A diferença entre HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) e câncer é que a HPB é um aumento de tamanho benigno (não-canceroso) da próstata, enquanto que o câncer de próstata é um tumor maligno que pode se espalhar para outros órgãos (metástase) e levar à morte.

A HBP é o tumor benigno mais frequente entre os homens, sendo observado em mais de 40% dos indivíduos com idade superior a 50 anos e em cerca de 75% dos homens com mais de 70 anos de idade.

É, portanto, uma condição bastante comum. Não é um tipo de câncer, não apresenta relação com o câncer de próstata, nem aumenta as chances de desenvolvimento do mesmo.

A próstata é uma glândula que envolve a uretra, presente apenas nos homens, e que cresce lentamente (hiperplasia benigna) à medida que o homem envelhece, comprimindo a uretra. Isso provoca dificuldade de urinar, além de complicações como infecções e falência da bexiga, se não for tratada. ​

Os sintomas mais comuns de HPB são:

  • Jato de urina mais fraco;
  • Vontade de urinar diversas vezes, com curtos intervalos e volumes de urina pequenos;
  • Acordar para urinar à noite várias vezes.

Já o câncer de próstata (tipo de câncer mais comum entre os homens) ​é uma doença bem diferente da HPB. Desenvolve-se quando as células da próstata multiplicam-se e crescem descontroladamente, podendo invadir órgãos e tecidos vizinhos ou distantes da próstata.

A grande maioria dos tumores malignos de próstata crescem de forma tão lenta que nem chegam a dar sinais durante a vida.

Um homem pode desenvolver HPB e câncer de próstata ao mesmo tempo, portanto, é sempre importante consultar o/a médico/a urologista, clínico/a geral ou médico/a de família para um diagnóstico e tratamento adequado.

Leia também:

Hiperplasia pode virar câncer?

Quais são os valores de referência do PSA?