Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Qual é o melhor tratamento para acabar com piolhos?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O melhor tratamento para acabar com piolhos é:

  1. A aplicação local de solução com vinagre,
  2. Seguido do medicamento (xampu ou spray) antipiolhos,
  3. Secar os cabelos e
  4. Passar o pente fino até eliminar todos os parasitas e lêndeas.

Atualmente existem xampus pós tratamento para evitar uma nova contaminação. Vale ressaltar outras medidas preventivas, principalmente para idade escolar, aonde ocorrem com maior frequência essa transmissão.

Os familiares e as pessoas que têm contato direto com o indivíduo que tem piolhos também devem ser tratadas. Cortar ou rapar o cabelo não é necessário.

Tratamento tópico

Um bom tratamento caseiro para acabar com o piolho é aplicar uma solução de vinagre, sal e água morna na cabeça, deixar atuar por um tempo, lavar a seguir com xampu antipiolho e secar com secador de cabelos.

Para preparar a solução, basta misturar:

  • Meio copo de vinagre
  • 1 colher de sopa de sal e
  • 1 copo de água.

Depois, espalhe bem o produto pelo cabelo com algodão e enrole uma toalha na cabeça ou coloque uma touca de banho. Deixe atuar por 5 a 10 minutos, mas se coçar ou arder a cabeça, a solução deve ser retirada imediatamente, pode estar causando alergia.

Em seguida lave a cabeça com o xampu antipiolho indicado pelo médico dermatologista. Aplique também condicionador para ajudar a desembaraçar os fios.

Seque o cabelo com o secador e retire as lêndeas e os piolhos com a ajuda de um pente fino. Não esprema os piolhos e as lêndeas após retirá-los da cabeça. Jogue-os num recipiente com vinagre.

O que são lêndeas?

As lêndeas são os ovos do piolho e precisam ser retiradas para acabar definitivamente com a sua proliferação. Para removê-las, é preciso escorregá-las até o fim do fio de cabelo.

Outra medida importante para acabar com piolhos e lêndeas é lavar as roupas de cama e banho com água quente, fervendo as toalhas, os lençóis e as fronhas ou utilizando o programa de água quente da máquina de lavar.

Como se prevenir de piolhos?

  • Evitar compartilhar roupas, toalhas e acessórios de cabelo
  • Evitar o contato direto com pessoas infectadas
  • Manter o cabelo sempre limpo e seco
  • Manter o cabelo preso em situações com maior risco, como ambientes escolares.

Se os sintomas não melhorarem com as medidas citadas ou se houver dificuldade em eliminar os piolhos, agende uma consulta com médico/a da família ou dermatologista para avaliação e mais esclarecimentos.

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?