Qual o tratamento para edema nas pernas?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O tratamento para edema nas pernas é variado a depender da causa.

Quando o edema é causado devido à postura que a pessoa fica ao longo do dia, muito tempo sentada com as pernas para baixo ou em pé ou durante a gestação, a pessoa pode se beneficiar com o uso de meias de compressão, disponíveis até a altura abaixo do joelho ou até a coxa. Em outros casos, a drenagem linfática pode facilitar o retorno da linfa e melhorar o inchaço.

Exercícios físicos como andar, correr ou qualquer outro que estimule os músculos da panturrilha favorecem o retorno do sangue ao coração e ajudam a reduzir o edema.

Elevar as pernas, colocando um calço embaixo dos pés da cama de maneira que todo o corpo fique inclinado, também ajuda.

Uma dieta saudável com uso moderado do sal e bebidas alcoólicas além da manutenção do peso apropriado para a altura colaboram para evitar o edema nas pernas.

Para as causas patológicas e relacionadas a condições clínicas como insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, deficiência renal, trombose, etc, o tratamento deve ser supervisionado pelo/a médico/a que irá investigar a causa original do edema nas pernas e indicar o tratamento específico, pois uma vez melhorando o quadro clínico haverá melhora do edema.