Perguntar
Fechar

Edema pulmonar tem cura? Como tratar?

Edema pulmonar tem cura. O tratamento incide sobre a doença de base e diminuição do edema e suas consequências. Porém, a recuperação completa do paciente depende de alguns fatores, como idade, presença de outras doenças e também do tratamento, que deve ser rápido e adequado.

Para favorecer a eliminação do excesso de líquido acumulado nos pulmões, são utilizados medicamentos diuréticos por via endovenosa. Porém, uso de diuréticos em indivíduos com insuficiência cardíaca crônica pode desencadear uma redução da pressão arterial (hipotensão).

Os medicamentos vasodilatadores são indicados em casos de hipertensão arterial grave. Se a pessoa apresentar fibrilação, aumento acentuado da frequência cardíaca, entre outras complicações cardíacas, pode ser aplicado choque elétrico no tórax.

A morfina pode ser usada para diminuir a ansiedade intensa e o esforço respiratório. O apoio ventilatório não invasivo muitas vezes é suficiente para controlar o nível de oxigênio no sangue, que pode estar muito baixo.

A retenção de gás carbônico em excesso na circulação requer intubação endotraqueal e ventilação assistida.

O trabalho do coração também é estimulado com medicações específicas, também administradas diretamente na veia.

É necessário fornecer também algum tipo de suporte respiratório, seja com uma máscara de oxigênio ou com ventilação mecânica.

Diagnóstico

O raio-x de tórax muitas vezes é suficiente para detectar o edema pulmonar, pois já permite ao médico visualizar o excesso de líquido dentro dos pulmões.

Porém, para diagnosticar o edema de pulmão pode ser necessário realizar outros exames, como medição dos níveis de oxigênio no sangue (que podem estar muito baixos), exames de sangue (ureia, marcadores cardíacos, creatinina), eletrocardiograma e ecocardiograma.

A ecocardiografia permite visualizar o coração e identificar doenças cardíacas e disfunções valvulares, o que ajuda a detectar a origem do edema pulmonar e escolher o melhor tratamento.

O edema agudo de pulmão é uma emergência médica e necessita de tratamento hospitalar e urgente.

Saiba mais em:

Quais são os sintomas do edema pulmonar?

Edema pulmonar: quais as causas e possíveis complicações?