Perguntar
Fechar

Como calcular o Período Fértil?

Uma dúvida frequente relacionada à saúde da mulher é o cálculo do dia fértil ou período fértil. Esse cálculo pode ser facilmente feito a partir de um sinal presente todos os meses na vida da mulher: a menstruação. A menstruação apenas deverá ser considerada como um sintoma clínico confiável para o cálculo do período fértil quando existe uma regularidade, menstruações irregulares inviabilizam esse cálculo, tornando-o pouco confiável.

Quando a medicina e os métodos anticoncepcionais ainda não estavam tão evoluídos o “Método da Tabelinha” era muito usado como método anticoncepcional, tanto pelos médicos como pelas pacientes. O Método da Tabelinha é um método anticoncepcional alternativo e natural que uso o conhecimento do funcionamento do corpo humano para a prevenção da gravidez. É um método aceito pela Igreja já que prega apenas a abstinência sexual durante um período do mês.

O cálculo do período fértil é simples, siga os passos que darei a seguir e você conseguirá encontrar seu período fértil. Para uma mulher conseguir engravidar ela tem que ter relações sexuais sem proteção durante o seu período fértil, da mesma forma que pode calcular o período fértil para conseguir uma gravidez, também pode calcular o período fértil para o contrário – proteger-se de uma eventual gravidez indesejada.

Cálculo do Período Fértil:

  • em primeiro lugar pegue um calendário, um papel e caneta (com o calendário é mais fácil);
  • depois anote o primeiro dia da sua menstruação (o dia que desceu), este será o dia número 1 (1º dia do ciclo);
  • conte a partir do dia número 1 até chegar ao dia 14 (14º dia do ciclo);
  • o 14º dia do ciclo é em teoria seu dia fértil (o dia de maior probabilidade);
  • para saber seu período fértil basta anotar no calendário 3 dias antes e 3 dias depois, ou seja, seu período fértil será entre o 11º dia até o 17º dia do ciclo menstrual (o período de maior probabilidade).

Para conseguir engravidar você terá que ter relações dentro desse período, quanto mais próximo do 14º dia e mais frequentes maiores são as chances de engravidar. Caso você não queira engravidar deve evitar ter relações nesse período.

Dica: este cálculo vale para ciclos menstruais regulares que tenham entre 27 e 29 dias. Para um ciclo menstrual regular de 26 dias subtrai 1 dia e considere o 13º dia do ciclo como seu dia fértil mais provável. Para um ciclo menstrual regular de 30 dias acrescente 1 dia e considere como o 15º dia do ciclo como o seu dia fértil mais provável.

Veja aqui como calcular o período fértil em ciclos irregulares.

Também podem lhe interessar:

O período fértil pode mudar de mês para mês?

Quais os sintomas do período fértil?

O período fértil é antes ou depois da menstruação?