Quem tem asma pode andar de avião?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. As pessoas que tem asma podem sim andar de avião, sempre com os cuidados e orientações necessárias para não causar riscos a sua saúde. É importante que o indivíduo asmático esteja com a doença devidamente controlada e que esteja preparado para eventuais complicações que possam surgir durante o voo.

Devido a redução de oxigênio no sangue durante o voo, o paciente portador de asma deve tomar algumas precauções:

  1. Evitar medicamentos que causem broncoespasmo, como anti-inflamatórios não esteroidais, AAS e aspirina;
  2. Levar na bagagem de mão o seu medicamento para alívio, em caso de uma crise de broncoespasmo, os broncodilatadores ("bombinha");
  3. Levar soro fisiológico na bolsa, para umedecer nariz e vias aéreas;
  4. Tomar cuidado com ressecamento das vias aéreas, por isso tomar muita água durante a viagem.

Pessoas com asma que apresentam exacerbações frequentes podem precisar receber um ciclo curto de corticoide oral antes da viagem, especialmente se for uma viagem de longa duração, apesar de ser uma indicação ainda bastante controversa.

Já aqueles pacientes com asma mal controlada, relatos de crise asmática grave nos últimos 2 meses ou com exacerbações em viagens de avião anteriores, pacientes asmáticos crônicos, sobretudo os mais idosos, com asma avançada e história prévia de tabagismo e pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), devem ser avaliados individualmente.

O mais importante é que o paciente portador de asma mantenha acompanhamento regular adequado com seu/sua médico/a pneumologista, principalmente antes da viagem, para receber as devidas orientações.

Também pode ser do seu interesse: Uma crise de asma pode matar?