Sangramento de 7 dias pode ser nidação?

Já vai fazer 7 dias que estou sangrando, pode ser nidação? Mesmo com todo este tempo de sangramento.
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Nidação é um pequeno sangramento de poucas horas e que dura no máximo 3 dias, vem em pequena quantia, ás vezes é notado apenas como uma leve coloração rósea ou marrom na roupa íntima, provavelmente o que você tem é um sangramento decorrente de outro motivo.

O que é nidação?

O sangramento de nidação corresponde a um pequeno sangramento decorrente da implantação do óvulo fecundado (zigoto) na cavidade interna do útero. Após a nidação o embrião começa a desenvolver-se.

Esse processo de nidação na maioria das vezes é totalmente assintomático e passa despercebido por muitas mulheres, no entanto, em alguns casos pode causar alguns sintomas como um leve sangramento ou mesmo cólicas e desconforto pélvico, como leves pontadas.

Quando surgem os sintomas da nidação?

Os sintomas da nidação quando ocorrem costumam aparecer entre 7 a 15 dias após o óvulo ter sido fecundado, portanto, surgem de 1 a 2 semanas após o período fértil da mulher em média.

Todas as mulheres apresentam sintomas de nidação?

É importante lembrar que a maioria das mulheres grávidas não vai ter sangramento de nidação ou outros sintomas associadas, portanto, não se descarta uma possível gravidez pelo fato de uma mulher não ter apresentado esse conjunto de sintomas.

Na presença do atraso menstrual e suspeita de gravidez é importante realizar um teste para confirmação ou exclusão desta possibilidade, mesmo que não tenham ocorridos sintomas de nidação.

Também é importante lembrar que nem todo sangramento em pequena quantidade fora do período menstrual corresponde ao sangramento de nidação. São mais frequentes outras causas de sangramento de escape, como o uso de anticoncepcionais hormonais.

Para mais informações sobre a nidação e seu sintomas, consulte um médico de família ou um ginecologista.