Quando há sangramento no ouvido deve-se fazer uma limpeza externa cuidadosa do sangue que está na orelha, evitando ao máximo mexer dentro da orelha.
Em sangramentos muito pequenos como aqueles causados por limpeza com cotonete, apenas limpar o local com uma gaze e aplicar pequena pressão sobre o ferimento pode ser o suficiente para parar o sangramento.
Já em casos de sangramento em maior quantidade, ou sangramentos após traumas, como quedas ou batida de cabeça, deve-se procurar um serviço médico urgentemente. Se a pessoa com sangramento está deitada, deve-se manter a sua orelha posicionada para baixo e aplicar pressão externa sobre o local que está a sangrar.
Nessas situações, não se deve usar nenhum dispositivo como cotonete ou algodão para limpar o interior do ouvido, nem aplicar água dentro do ouvido.
O que pode ser sangramento no ouvido?
O sangramento no ouvido geralmente é devido à uma lesão no canal do ouvido ou no tímpano (membrana timpânica). Normalmente, o sangramento esta acompanhado de outros sintomas como tonturas, enjoos, vômitos, dores de cabeça, zumbido e diminuição da audição.
As causas mais comuns de sangramento nos ouvidos são:
- Ferimento devido ao uso de algum objeto pontiagudo como cotonete ou grampo;
- Infecção;
- Tumores;
- Pancada forte na orelha;
- Fratura do crânio;
- Variações muito grandes de pressão atmosférica, que podem ocorrer em voos, mergulhos ou explosões.
Normalmente, o sangramento esta acompanhado de outros sintomas como tonturas, enjoos, vômitos, dores de cabeça, zumbido e diminuição da audição.
Nessas situações deve-se procurar um clínico geral ou otorrinolaringologista para uma avaliação correta do problema.
Também pode ser do seu interesse:
Coceira no ouvido: O que pode ser e o que devo fazer?
Referências bibliográficas
Evaluation and management of middle ear trauma. Uptodate.