O enjoo é um sintoma comum para diferentes doenças e situações, sendo a gastrite uma das causas mais comuns.
A melhor maneira de aliviar os sintomas, é tratando a causa do problema, no seu caso, parece estar associada a situações de estresse e ansiedade.
O trato gastrointestinal é um sistema bastante sensível à situações de estresse. Há casos de gastrite, diarreia, vômitos, até formação de úlcera gástrica (ferida na parede do estômago), secundários a situações de estresse prolongado, sem o devido tratamento.
Qual o melhor tratamento para gastrite?
A melhor opção de tratamento para gastrite e com isso melhora dos sintomas de enjoo, é a associação de orientações dietéticas, alimentação balanceada, controle da causa base da doença e medicamentos, quando necessário.
As orientações dietéticas recomendadas são principalmente:
- Respeitar o horário das alimentações, e não "pular" refeições;
- Evitando jejum prolongado;
- Preferir pequenas refeições, mais vezes durante o dia;
- Mastigar bem os alimentos;
- Dar preferência a frutas, verduras, carnes magras;
- Evitar frituras, refrigerantes, bebidas gaseificadas ou com cafeína;
- Não fumar;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Evitar o uso de anti-inflamatórios sem prescrição médica.
Quais são as causas de gastrite?
As causas de gastrite podem incluir: problemas psicológicos como ansiedade e estresse, ou, infecção pela bactéria H. pylori, uso prolongado do ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios (AINEs), gastrite autoimune (quando o organismo produz anticorpos contra a própria mucosa gástrica), tabagismo, obesidade, além de ingestão abusiva e prolongada de bebidas alcoólicas.
Na ausência de infecção, pode ser necessário tratamento com medicamentos, como inibidores de bomba protônica, como omeprazol® e/ou antagonista de receptor H2, como a ranitidina®.
No caso de infecção pela bactéria, é necessário ainda associação à antibioticoterapia, para sua erradicação.
O médico responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos de enjoo e gastrite, é o gastroenterologista.