Pergunte ao Médico
Como Funciona

Dor no estômago, enjoo e queimação. O que pode ser?

Acho que estou com algum problema no estômago. Tenho sentido dor ao acordar, quando como algo me dá enjoo e me faz um pouco de mal. Vomitei uma vez, às vezes tenho queimação e as dores eu sinto há anos. Dependendo do que como, me dá muita vontade de vomitar. Também estou com gases todos os dias, minha barriga fica tão inchada que chega a doer. O que pode ser?

Dor no estômago, enjoo e queimação podem ser sintomas de gastrite, uma inflamação generalizada do estômago que deixa-o mais avermelhado e provoca feridas superficiais.

A gastrite pode causar dor constante em queimação, que melhora quando a pessoa come e piora com o estresse.

Os principais sintomas da gastrite são:

Publicidade
  • Dor na boca do estômago;
  • Azia;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos.

Uma das principais causas de gastrite é o aumento da produção de ácido no estômago, que deixa a acidez do aparelho digestivo alta.

O aumento do ácido estomacal prejudica a mucosa que reveste o órgão, gerando um processo inflamatório.

A gastrite também pode estar relacionada com a bactéria Helicobacter pylori, presente no estômago de cerca de metade da população.

Essa bactéria aumenta a secreção de ácido estomacal, deixando o suco gástrico mais ácido, com consequente inflamação da mucosa que reveste o estômago.

Há pessoas que têm defesas naturais contra a bactéria e não desenvolvem gastrite. Porém, quando a imunidade está mais baixa, ela pode agir com mais intensidade e desencadear o problema.

Leia também:

Quais os sintomas de gastrite?

Gastrite crônica tem cura? Qual o tratamento?

Consulte um médico gastroenterologista para receber um diagnóstico e tratamento adequados.