Tenho 18 anos e acho que tenho o pênis pequeno o que faço?

Eu tenho 18 anos, o meu pênis está pequeno demais para um cara de 18 anos. O que tenho que fazer para resolver isso?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Procure um médico especialista para avaliação e esclarecimento das suas dúvidas, nesse caso um médico urologista. Havendo qualquer alteração ou situação diferente do esperado para sua idade, ele saberá indicar o tratamento e devidas orientações.

Qual é o tamanho normal de um pênis?

O tamanho considerado normal de um pênis no homem adulto é de 4 cm em repouso (flácido) e de 7,5 cm em ereção; mas a média mundial estimada é de 9,0 cm flácido e 13,5 cm ereto.

A variação desses valores, de 4 a 9 cm flácido e de 7,5 a 13,5 cm ereto, significa que está dentro dos padrões de normalidade, portanto não há tratamento a ser feito. Essa variação de tamanhos, acontece devido as características genéticas, sociais e hábitos de vida de cada homem.

De qualquer forma, aos 18 anos você ainda se encontra dentro do período de crescimento do pênis. Que em alguns homens se iniciam aos 15 e 16 anos, até no mínimo os 18 anos ou mais.

Com quantos anos o pênis para de crescer? Qual o crescimento normal?

O órgão genital masculino pode crescer até os 18 anos de idade ou um pouco mais.

O crescimento e desenvolvimento normal do pênis começa a ser evidenciado apenas na puberdade, por volta dos 12 anos de idade, quando os níveis de testosterona aumentam, estimulando o desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos, como o aumento do pênis, pelos, bolsa escrotal, alteração do tom da voz, entre outros.

Mesmo assim, esse crescimento se dá por etapas, e pode durar até os 18 anos de idade ou mais. As primeiras estruturas a crescer e se desenvolver são os testículos e a bolsa escrotal, de maneira até desproporcional, dando nessa fase, uma impressão de um pênis menor, devido ao tamanho dos testículos.

Por fim, aos 14 ou 15 anos, o pênis começa a ganhar comprimento e espessura, que se manterão por toda a idade adulta. Chegando a terceira idade, o órgão começa a regredir.

Portanto, no seu caso, recomendamos agendar uma consulta com urologista para avaliação e se necessário mais esclarecimentos.