Tenho a língua inchada: o que pode ser?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A língua inchada pode ter muitas causas. O inchaço pode ser causado por alergias, fatores irritantes e traumas (álcool, queimaduras, mordidas), além de uma grande variedade de doenças que vão desde infecções na língua a câncer.

Dentre as alergias que podem deixar a língua inchada estão as alergias a picadas de insetos, medicamentos, alimentos ou ainda choque anafilático (reação alérgica grave).

O edema (inchaço) na língua também pode ser causado por fatores irritantes e traumas, como mordidas, queimaduras provocadas por bebidas ou alimentos quentes, aparelhos dentários, cigarro ou fumo e álcool.

A língua inchada também pode ser sinal de diversas doenças, como sífilis, Síndrome de Down, infecção pelo vírus Herpes simplex, hipotireoidismo, linfangioma (malformações dos vasos linfáticos, neurofibroma oral (tumor benigno), deficiência de vitamina B3, anemia perniciosa, distúrbio da glândula pituitária e câncer de língua.

Outras doenças que podem causar inchaço na língua incluem:

- Glossite: infecção na língua causada por bactérias, vírus ou fungos, que provoca inchaço e alteração da cor da língua;

- Síndrome de Melkersson-Rosenthal: doença neurológica rara cujos principais sintomas são inchaço em boca e face, paralisia facial e língua fissurada;

- Acromegalia: tipo de distúrbio hormonal;

- Síndrome de Beckwith Wiedemann: doença genética que provoca crescimento acima do normal, predisposição para tumores e malformações congênitas;

- Angioedema hereditário: doença genética grave que causa inchaço da garganta e outras áreas do corpo;

- Sarcoma: câncer de determinados tecidos do corpo, como ossos e músculos.

Como existem muitos fatores que podem deixar a língua inchada, alguns deles bastante graves, é importante verificar quando a língua começou a inchar, o tempo de duração do edema, se o inchaço vai e volta, se existe dor ou ainda outros sintomas.

Se o inchaço na língua não for devidamente tratado, ele pode provocar dificuldade para engolir e respirar, além de desconforto.

Consulte o/a médico de família ou clínico/a geral para receber um diagnóstico e tratamento adequado.

Saiba mais em:

Qual o tratamento para edema de língua?

Língua branca é sinal de doença?

Como tratar língua branca?

Estou com os lábios inchados. O que pode ser?